Cartão cidadão: Saiba como fazer para receber os benefícios

0

Embora boa parte dos brasileiros tenham direito a adquirir o cartão cidadão, muitos não sabem disso, muito menos sobre o objetivo e respectivas funcionalidades.

Por isso, é importante dizer que o cartão cidadão se trata de uma ferramenta criada pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal. 

O banco estatal é o responsável pela administração e gerenciamento das contas vinculadas ao cartão, benefício que facilita a vida do cidadão ao garantir o recebimento de direitos e benefícios trabalhistas. 

O acesso ao cartão cidadão é mais fácil e simples do que se imagina.

Finalidade do cartão cidadão

Conforme mencionado anteriormente, o cartão cidadão é um cartão vinculado a uma conta da Caixa Econômica na titularidade do trabalhador brasileira, permitindo o saque de benefícios previstos nos direitos trabalhistas. 

Através dele é possível ter acesso a vantagens como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) provisionado, rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) ou seguro-desemprego. 

Onde é possível fazer o saque com o cartão cidadão?

  • Agências da Caixa;
  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Casas Lotéricas.

Vale ressaltar que os trabalhadores que já possuem uma conta na Caixa Econômica não precisam obter o cartão, pois podem receber o benefício diretamente na conta.

Como fazer o cartão cidadão?

O procedimento é bastante simples, mas é importante mencionar que têm direito ao cartão cidadão apenas os trabalhadores brasileiros, de maneira que os demais cidadãos que não possuem os privilégios citados acima, não estão aptos a solicitar o cartão. 

O cartão cidadão pode ser feito por telefone ou em uma agência da Caixa Econômica.

Caso opte por fazer a solicitação pessoalmente, é preciso comparecer ao local indicado na posse dos seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho);
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Para solicitar o cartão cidadão por telefone, basta entrar em contato através do número 0800 – 726 – 0207, com os mesmos documentos em mãos. 

Lembrando que a ligação é gratuita, simples e rápida. 

Durante o telefone, serão passadas todas as instruções necessárias para conduzir o atendimento de solicitação do cartão, que será entregue na residência do trabalhador em até 15 dias após o pedido. 

Consulta de saldo do cartão online

A consulta do saldo do cartão cidadão pode ser feita pessoalmente ou online através do site da Caixa Econômica, onde o trabalhador também tem a possibilidade de fazer um cadastro e assim, criar uma conta. 

No entanto, se ele já possui um cadastro, poderá acessar a conta ao preencher os campos indicados com o número do PIS/Pasep.

Na próxima página será possível encontrar um ícone com a seguinte opção: “Consultar saldo do cartão cidadão”.

Porém, no caso da consulta presencial, é preciso ir até alguma agência da Caixa munido do cartão cidadão e um documento original com foto.

Desbloqueio da senha do cartão

Essa ferramenta não funciona como os cartões de crédito convencionais, que vêm com senhas prontas vinculadas a ele, desta forma, assim que o trabalhador faz o cartão cidadão, ele deve cadastrar uma senha.

A criação e desbloqueio da senha do cartão também são etapas que podem ser feitas por telefone, no número 0800 – 726 – 0207.

Para isso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Identidade
  • CPF
  • Número do Cartão Cidadão.

Na ligação, serão dadas orientações sobre todos os processos que envolvem o desbloqueio da senha, além de também solicitar informações pessoais como a data de aniversário. 

Ao final da ligação, a senha estará desbloqueada, mas ainda assim será preciso recadastrar a senha pessoalmente. 

Para isso, se dirija até uma agência da Caixa Econômica ou uma Casa Lotérica em posse dos mesmos documentos mencionados acima, para fazer o cadastro da senha novamente. 

Por Laura Alvarenga