Cliente da Caixa poderá pausar financiamento ou adiar parte das parcelas

0

A Caixa Econômica Federal tem uma ótima opção para quem está com problemas financeiros, sem dinheiro para pagar financiamentos. Principalmente para quem comprou um imóvel financiado e agora está com problemas para pagar as parcelas. O presidente do banco, Pedro Guimarães, anunciou nessa segunda-feira (7) que a Caixa vai voltar a permitir a suspensão ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário (por um período de seis meses).

No entanto, os valores que não forem pagos agora serão cobrados mais tarde, e claro, com juros. Segundo Guimarães, a medida é uma forma de aliviar o bolso da população que está sofrendo com os efeitos da pandemia na economia. No ano passado, a Caixa já havia adotado uma medida parecida.

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil

Redução Temporária

Os clientes que quiserem optar pela redução poderá escolher entre 25% a 74,99% no valor das prestações do financiamento. A pessoa poderá fazer a solicitação através do aplicativo Habitação Caixa. Para quem pedir o desconto de 25% no valor da prestação, terá a redução num prazo de seis de meses.

Já a redução de 74,99% do valor da prestação, seria por um período de três meses. Para quem tiver necessidade de uma redução acima de 75% do valor da prestação, vai precisar comprovar através de documentos a perda da renda para que o banco possa realizar uma avaliação.

Pausa nas prestações

Outra oportunidade, seria a pausa no pagamento das prestações de financiamento imobiliário para quem estiver recebendo o auxílio emergencial 2021 ou seguro-desemprego, pagos pela Caixa (que possui os dados de todos os beneficiários).

Lembrando que mais tarde serão cobrados juros, para os valores que não foram pagos durante a pausa no financiamento ou pagamento parcial vão ser incorporados ao saldo do devedor do contrato Pedro Guimarães também disse que não acontecerá aumento no prazo total do financiamento.

Que segundo ele, “o acréscimo no valor da prestação será muito pequeno e ao longo do tempo. Os pedidos para pausar a prestação também poderão ser feitos pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelo telefone 0800 104 0104.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil