Cobertura – Jornal Contábil – 26º EESCON | O CONTADOR DE SUCESSO

CEO e fundador da ProfitSee, tem como missão democratizar o acesso à uma gestão fiscal eficiente, tendo no contador um parceiro estratégico para levar esta gestão à empresas de pequeno e médio porte.

Na palestra internacional do último dia de evento, Peter Vessenes, CEO e fundador da ProfitSee, falou sobre o contador como um parceiro estratégico do cliente, tendo como aliado uma eficiente gestão fiscal. “Independente do tamanho da organização, a gestão do dinheiro e visão de futuro têm sido o elo mais fraco nas empresas de hoje. Os empresários precisam de alguém para conversar sobre suas finanças. Em quem esses confiam? Em seus contadores. Então, devemos nos colocar no papel de colaborador de nossos clientes, entender suas necessidades e trabalhar para reduzir o risco deles. Você quer apenas ganhar mais dinheiro ou prefere ganhar mais dinheiro por causa do valor que sua empresa oferece?”, provocou.

O que o proprietário quer? De acordo com Vessenes, em primeiro lugar, estabilidade financeira. Em segundo, eles querem receber mais e para isso precisam aumentar receita e lucratividade. O terceiro objetivo do empresário é garantir o crescimento de capital. E, por último, aumentar o valor do negócio, que é o bem maior que possuem.

Segundo o palestrante, como contador, é preciso entender como reduzir o risco do cliente. “É importante que a empresa construa um fundo de caixa para que imprevistos não desestabilizem a organização. Tão importante quanto ampliar o lucro, é aumentar valorização do negócio” explica.

Vessenes também falou sobre plano de sucessão: como fazer a empresa desacelerar com o objetivo de passar o negócio para frente. “A maioria dos proprietários tem entendimento limitado de como gerenciar dinheiro dessa forma”, afirmou.

TECNOLOGIA X CONTADOR

Os avanços tecnológicos estão consumindo os serviços tradicionais oferecidos antes por contadores. “Há softwares disponíveis acessíveis a qualquer empresa para diversas tarefas feitas anteriormente exclusivamente por um contador. Hoje, o empresário espera que você contador o oriente, por exemplo, qual o melhor sistema utilizar. Ele espera que você como parceiro estratégico saiba todas as respostas. A pressão da profissão contábil na atualidade está mais ligada a como ajudar as empresas a utilizar o melhor do século XXI. Este é o desafio”, garante Vassenes.

Hoje há diversos programas que permitem criar estratégias com fluxo de caixa e previsão orçamentaria em sete minutos, emitindo relatórios automatizados com a frequência que desejar e os cruzamentos de informações necessários, apenas com algum tempo de configuração e planejamento inicial. “O contador pode ter em mãos resultados capazes de mostrar rapidamente onde a empresa está, os problemas detectados e possiblidades de solução. Ferramentas como estas são importantes para educar o cliente a utilizar melhor o dinheiro, contribuindo assim para o crescimento do negócio”, explica o palestrante.

O FUTURO

Segundo Vessenes, pequenas e médias empresas têm representação entre 75% e 80% em países desenvolvidos como Austrália e França. São elas também que respondem por 70% do emprego no mundo. “De acordo com as estatísticas, muitas empresas pequenas e médias têm previsões negativas de fluxo de caixa. As grandes empresas sempre sobrevivem, podem provisionar dinheiro para o futuro, formar parcerias com governo ou captar empréstimos. Mas são as pequenas empresas que realmente sofrem na crise. Quando pensamos em quanto as pequenas representam para desemprego, esse número é grandioso, de grande impacto para a economia. Olhando do pondo de vista do quanto elas representam no mercado, a melhor esperança de economia para o futuro está nas pequenas e medias”, finalizou.

Peter Vessenes, CEO e fundador da ProfitSee, tem como missão democratizar o acesso à uma gestão fiscal eficiente, tendo no contador um parceiro estratégico para levar esta gestão à empresas de pequeno e médio porte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.