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Como abrir uma empresa gratuitamente e online?

Como abrir uma empresa gratuitamente e online?

28/09/2020 às 03h00 Atualizada em 28/09/2020 às 06h00
Por: Gabriel Dau
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Você sabia que em 2019 mais de 2 milhões de empresas foram abertas? De acordo com a pesquisa da Agência Brasil, esse número representa 23,1% maior do que registrado em 2018.

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Um dos fatores que justificam é a consolidação das Juntas Digitais, que tornaram único e oficial o processo de abrir empresa pela internet, por meio do Certificado Digital – o qual permite que empresário tenha o CNPJ da nova empresa em mãos em horas.

Hoje vamos falar e trazer dicas sobre como abrir empresa online e grátis e saber quais os principais passos, vamos lá?

É possível abrir uma empresa 100% online?

Sim, é possível abrir empresa online de forma simples e segura.

A digitalização dos trâmites é o que ajuda a reduzir a burocracia e facilitar a formalização dos negócios.

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 Para quem vai se formalizar como MEI, o processo já é todo virtual.

Para as demais categorias de CNPJ, basta contar com o apoio de uma contabilidade online.

E para quem acha que os processos estão parados, está bem enganado. 

Algumas juntas comerciais e prefeituras flexibilizaram os processos dando a possibilidade de abrir a empresa no período de quarentena de maneira digital e após a pandemia entregar a documentação necessária. 

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O que é uma contabilidade online?

Como o próprio nome sugere, a contabilidade online é uma empresa de contabilidade igual as tradicionais, mas com o diferencial que todo seu atendimento e serviços são realizados via internet.

Uma das vantagens que podemos destacar sobre essas empresas de contabilidade é a agilidade dos processos, já que não é preciso sair de casa para ter as questões contábeis da sua empresa resolvidas, nem para obter suporte e orientações dos profissionais.

Além disso, a segurança oferecida pelo serviço digital, a transparência nas atividades realizadas, a organização, a economia de tempo e a comunicação eficiente e rápida com os contadores são outros pontos positivos que merecem ser citados.

Na plataforma de contabilidade online você cuida de toda a contabilidade da sua empresa em um único lugar, da emissão de notas ao controle dos impostos.

9 passos para abrir empresa online

A formalização do negócio é o primeiro passo para o início das atividades empresariais e por isso, fazer pela internet pode facilitar todos os processos.

1.  Junta Comercial

O registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado é essencial.

É a partir desse registro que sua empresa passará a existir oficialmente e deve ser feito antes da obtenção do CNPJ.

2.  Inscrição no CNPJ

O processo de abertura do CNPJ pela internet foi pensado para ser extremamente simples e rápido.

Para isso, a Receita Federal disponibiliza uma aplicação específica para conduzir o usuário no processo, o Receitanet — que pode ser baixado diretamente pelo portal do órgão.

O procedimento de solicitação do CNPJ se desenvolve da seguinte forma:

  • primeiro deve-se realizar o cadastro no sistema, informando todos os dados pessoais dos respectivos sócios da empresa;
  • cumprida a etapa anterior, é preciso salvar os dados, o que é feito por meio da opção “gravar para entrega à Receita Federal brasileira”;
  • em seguida, você deve repassar todos os dados inseridos para a RFB. Para isso, utilize o menu “documento” e, em seguida, a opção “transmitir via internet”.

A comunicação das informações é totalmente segura — o que significa que você não precisa ficar receoso em informar seus dados pessoais.

Após isso, a Receita Federal encaminhará um comprovante do recebimento dos dados, sendo possível o acompanhamento do processo com o número de protocolo.

3.  Defina o melhor formato para a empresa

Em regra, o formato do negócio está associado ao seu faturamento, à presença ou não de sócios e ao ramo de atividade.

Os enquadramentos são:

  • Empresa Individual;
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

4.  Estabeleça a atividade principal do negócio

Outro ponto crucial para abrir empresa pela internet se relaciona com a atividade a ser desempenhada.

Essas atividades são definidas com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) — que nada mais é do que um “instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do Brasil”.

5.  Escolha o regime tributário

A depender do porte do negócio e do seu enquadramento, os custos e a forma como a tributação é realizada pode alterar.

Atualmente, a legislação brasileira prevê três regimes de tributação:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Cada um deles tem seus requisitos para enquadramento, bem como regras específicas para o atendimento às obrigações impostas pelo Fisco.

6.  Alvará de localização e funcionamento

O principal documento obtido no município é o alvará de funcionamento, ele é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio.

Para  obtê-lo, você precisa comprovar que tem todas as condições exigidas por lei e elas podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.

7.  Inscrição estadual

A maioria dos estados possui um convênio com a Receita Federal que lhe possibilita obter a inscrição estadual pela internet junto com o seu CNPJ, por meio de um cadastro único.

Em alguns casos, a inscrição estadual deve ser obtida antes do alvará de funcionamento.

É obrigatória para empresas de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

É a partir dela que que se tem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

8.  Adquira um Certificado Digital

Uma etapa fundamental para se abrir uma empresa pela internet é adquirir um Certificado Digital, é ele que garante a segurança das informações transitadas entre a empresa e o governo.

Além disso, sua empresa terá uma identidade segura, inviolável e com validade jurídica na internet.

Atualmente existem vários de tipos de Certificados Digitais.

Com ele é possível fazer todos os trâmites burocráticos na abertura de empresa com segurança e em menos tempo.

9.  Documentação

Para cada tipo de empresa, a Receita Federal dá uma lista de documentos, que você pode verificar aqui.

Hoje não é mais necessário baixar o Programa Gerador de Documentos do CNPJ. Desde 2014, é possível usar o aplicativo de Coleta Online da Receita Federal para o preenchimento de solicitações cadastrais de inscrição, alteração ou baixa.

Nesse aplicativo, você deve preencher e enviar sua Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ) com dados como razão social, ramo de atividade e endereço.

Também é necessário apresentar o Quadro dos Sócios e Administradores (QSA) da empresa, descrevendo todos os responsáveis e a respectiva participação no capital social.

Quanto custa abrir empresa online?

Há diversos fatores que interferem no cálculo e que podem fazer com que ele oscile bastante.

Contudo, é possível ter uma estimativa desse custo.

Em 2017, foi divulgado o relatório global Doing Business 2018, produzido pelo Banco Mundial, que demonstrou que o custo de abertura de uma empresa é de aproximadamente R$ 1.576,00.

Entretanto, esse valor leva em conta apenas os procedimentos administrativos e legais para a formalização da empresa.

É preciso considerar ainda outros custos, como aluguel, funcionários, infraestrutura, insumos e afins.

CLT

Ativo circulante: o que é?

O ativo circulante de uma empresa, que também pode ser chamado de capital de giro, são todos os bens e valores positivos que o negócio possui e que podem ser incluídos em seu patrimônio no curto prazo. 

Esse tipo de ativo é considerado de alta liquidez, pois pode ser convertido em dinheiro em caixa rapidamente e influencia em como abrir empresa online. 

Como abrir uma micro empresa online grátis?

Uma microempresa é um negócio formado por um ou mais sócios.

Ela se encaixa na categoria microempresa porque o seu faturamento fica abaixo ou igual ao faturamento máximo permitido para esse tipo de negócio: R$ 360 mil por ano.

1.  Documentação

Antes de todo o processo de abertura da sua microempresa você deve garantir que já tem todos os documentos necessários em mãos.

A Junta Comercial vai solicitar que você tenha os seguintes documentos:

  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
  • Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios da empresa;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Esse passo é importante porque é a Junta Comercial que vai dar o NIRE para sua empresa.

NIRE é a sigla para Número de Identificação do Registro da Empresa e ele corresponde à certidão de nascimento da sua empresa.

2.  CNAE

É necessário que você defina a atividade de atuação da sua microempresa.

Para descobrir em que área de atuação a sua empresa vai se encaixar, é preciso consultar a Tabela CNAE.

O CNAE é Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas com critérios utilizados para realizar o enquadramento das empresas no código correto. 

3.  Regime de tributação

Com a definição do CNAE da sua microempresa, o próximo passo é definir qual vai ser o regime de tributação ao qual ela vai estar submetida. 

Veja aqui as opções para a sua empresa.

4.  CNPJ

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e corresponde ao CPF da pessoa física.

A solicitação desse documento é feita junto à Receita Federal, como explicamos nesse passo-a-passo.

5.  Registro estadual ou municipal

Registro Estadual: Se as atividades da sua microempresa têm como atividade fim a produção de bens ou venda de mercadorias, o registro na Secretaria Estadual da Fazenda para solicitar a Inscrição Estadual é obrigatório.

Extremamente necessária para que a sua empresa possa ser inscrita no ICMS, a Inscrição Estadual também é obrigatória para os setores da indústria, comércio, comunicação, energia e serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

Esse passo é mais fácil, pois a solicitação da Inscrição Estadual pode ser feita pela internet e aqui você precisa de um contador para isso.

Registro Municipal: O Registro Municipal é necessário somente para as empresas que trabalham com prestação de serviços e ele deve ser solicitado na prefeitura da cidade onde fica a sua empresa.

Em alguns estados esse registro é feito de maneira automática no momento em que é feito o registro na Junta Comercial.

6.  Alvará de funcionamento e do corpo de bombeiros

O Corpo de Bombeiros da cidade onde está a sua microempresa deve emitir um alvará para que ela possa funcionar em determinado local.

Para isso, um grupo de Bombeiros vai até o prédio e faz uma avaliação da construção e de suas características.

Já o alvará de funcionamento é cedido pela prefeitura da cidade e é uma licença prévia que o município concede para que o negócio funcione.

7.  Previdência Social

Esse cadastro é necessário para que a sua empresa possa contratar colaboradores, de modo que você possa pagar os seus direitos trabalhistas.

A sua empresa tem 30 dias após a sua abertura para fazer esse cadastramento em uma Agência Previdenciária.

8.  Fiscal

Você deve ir até a prefeitura da sua cidade e solicitar a autorização para a autenticação de livros fiscais, assim como a impressão de notas fiscais.

Como abrir uma empresa individual online?

A Empresa Individual – EI é uma empresa constituída por uma única pessoa, na qual o empresário exerce em nome próprio uma atividade empresarial.

Para abrir uma empresa individual online e se formalizar, você terá que cumprir com obrigações tributárias e trabalhistas, tendo assim, benefícios da previdência privada e seguridade social. 

Passos importantes:

O primeiro passo consiste na inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, juntamente com o arquivamento do requerimento de empresário.

Por conseguinte, caso o sistema não esteja integrado, deve-se efetuar a inscrição na Receita Federal para obter o CNPJ.

Caso a empresa seja do setor industrial ou comercial, é importante realizar o cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Quando se conclui os registros e inscrições fiscais e atendidas as licenças específicas, a empresa poderá obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura. 

Como abrir uma empresa MEI online?

O MEI é o pequeno empresário individual que atende às condições abaixo relacionadas:

a) Tenha faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano

b) Que não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa;

c) Contrate no máximo um empregado;

d) Exerça uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.

Passo a passo para abrir uma empresa MEI online:

1-  Faça seu cadastro na Plataforma gov.br.

2-  Depois, inicie sua inscrição como MEI no Portal do Empreendedor.

Para a inscrição:

  • Na página que abrirá, informe os dados da sua conta Brasil Cidadão.
  • Autorize o acesso aos seus dados pelo Portal do Empreendedor – Área do Usuário da Redesim.
  • Caso solicitado, informe o número do recibo da sua declaração de Imposto de Renda ou do Título de Eleitor.
  • Informe o número do seu telefone celular e, na sequência, o código SMS enviado para você.
  • Confira os dados carregados pelo sistema e preencha as informações solicitadas.

3- Agora é o momento para você pôr o nome fantasia da sua empresa.

4- Coloque o CEP do seu endereço residencial e o CEP de onde irá funcionar a sua empresa.

5- Leia atentamente todo o conteúdo, inclusive as declarações, como optar pelo Simples. Marque todas as opções e concorde pelo Simples. 

6- A última etapa é digitar o código de confirmação que você receberá no celular informado.

Pronto, agora você tem o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que contém o seu CNPJ, o registro na Junta Comercial e o alvará provisório de funcionamento.

Qual é a diferença entre abrir empresa pela internet e pessoalmente com um contador?

Com os passos listados acima, você consegue abrir empresa pela internet de forma prática e segura.

Ter um contador para realizar esses processos é facilitar a abertura, afinal um profissional na área já está atualizado com as mudanças e sabe todas as documentações necessárias para abrir empresa.

Aqui na Contabilizei é possível abrir empresa online grátis com nosso time de especialistas de forma prática e funcional para você.  

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Fonte: Contabilizei

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