Como atualizar o cadastro PIX ao mudar o número de celular?

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O programa de pagamentos instantâneos, o PIX, já está em funcionamento há algumas semanas, e tem sido um sucesso entre os usuários, ainda que seja tudo muito recente e gere dúvidas quanto ao procedimento. 

Entre as principais dúvidas, está uma a respeito das chaves PIX, sobre o que fazer quando o usuário cadastrar uma chave com determinado número de celular ou e-mail e precisar mudar posteriormente. 

Mas não é preciso se preocupar, pois, caso alguma das chaves cadastradas não tenha mais validade, é possível cancelar o cadastro da mesma. 

A chave PIX corresponde ao endereço da conta do cliente para a solução de pagamentos junto ao Banco Central (BC), se assemelhando ao número do Registro Geral (RG). 

Ao realizar o cadastro da chave PIX, o usuário pode optar pelo CPF, número do celular ou e-mail. 

No caso do número do CPF, não há como mudar, por outro lado, podem haver alterações no número do celular e no e-mail ocasionalmente. 

Se for este o caso, basta cancelar a chave cadastrada a princípio, entrando no aplicativo ou internet banking do respectivo banco, se direcionar até a opção “Minhas Chaves” e excluir aquela que não será mais utilizada. 

Logo após, registre outra chave com o novo número de celular ou endereço de e-mail, ressaltando que, todas as instituições são obrigadas a fornecer as funções de registro, exclusão, alteração, portabilidade e reivindicação de posse da chave PIX durante todos os dias, das 08h às 20h. 

Chaves PIX

O registro no PIX é realizado através de um dos canais de acesso da instituição financeira na qual o cidadão possui uma conta aberta. 

O contato pode ser realizado pela internet, por meio dos aplicativos, sites ou diretamente nas agências bancárias, sendo que, cada banco possui um procedimento específico para resolver esta situação.

Após finalizar o cadastro, o cliente irá receber um código de acesso via SMS para o celular cadastrado no PIX ou o respectivo endereço de e-mail. 

Ao receber o código, será necessário indicá-lo no canal de acesso que o banco ou a instituição financeira disponibilizou para autenticar o cadastro. 

Vale ressaltar que, os usuários Pessoa Física (PF) poderão utilizar até cinco chaves para cada conta que tiver aberta.

Por outro lado, os clientes Pessoa Jurídica (PJ), podem ter 20 chaves para cada conta.

Além do mais, os usuários podem utilizar o PIX em quantas instituições financeiras que eles quiserem, sendo possível também, usar chaves distintas para vincular contas transacionais. 

Por Laura Alvarenga