Como consultar o extrato do meu benefício do INSS?

Cada dia mais as pessoas estão à procura de facilidades e meios mais ágeis para resolver seus problemas burocráticos. Quando o assunto é INSS então, quanto mais rapidamente melhor.

Pensando nisso, o INSS coloca à disposição do segurado cerca de 90 serviços de atendimento, dos 96 que o órgão possui. Significa dizer que a pessoa tem acesso a muitos serviços sem precisar enfrentar filas nas agências do Instituto, o que inclui ter acesso aos extratos previdenciários. 

A plataforma digital Meu INSS foi lançada em 2019 onde é possível ter acesso a consultas de diversos benefícios como o andamento do pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, agendamentos e marcação de perícia. Tudo isso sem sair de casa. Isso diminui o tempo gasto em filas, trânsito, evita aborrecimentos e aglomerações.

Um dos documentos que podem ser feitos através deste portal é o extrato de benefícios. Para o segurado que deseja controlar seus dados de pagamento, descontos de empréstimos e realizar comprovações, é importantíssimo saber emitir este extrato de pagamento do INSS, pois nele são descritas diversas informações com relação ao seu benefício.

Quer aprender como retirar este documento pela internet? Quer saber se há outras opções? Acompanhe conosco nesta leitura de hoje.

O  que é o extrato de pagamento do INSS?

Primeiro vamos entender o que é este documento. Trata-se de um relatório disponibilizado pelo INSS através da internet (ou em uma agência da Previdência Social) onde se encontram diversas informações sobre o benefício.

Nesse extrato, aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a situação do benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.

Também é possível emitir o documento a qualquer momento através do site Meu INSS. Vamos explicar como, mais adiante.

Como tirar o Extrato de Pagamento do Benefício?

Esse documento é essencial na hora de conferir se está tudo correto com os valores da sua aposentadoria ou com a data, além de checar o banco em que o pagamento do seu benefício será feito. 

Para emissão do extrato, o usuário tem à disposição o atendimento virtual ou presencial. Vamos explicar as maneiras possíveis e o cidadão escolhe qual melhor maneira se adequa ao seu perfil. Contudo, atualmente a internet tem sido a opção mais utilizada.

Diretamente em uma agência do INSS

Esta é a maneira mais tradicional que é ir até uma agência do INSS mais próxima e retirar seu extrato de pagamento do INSS. Contudo, mesmo escolhendo ir presencialmente na agência, será preciso fazer o agendamento da visita através do site Meu INSS através dos seguintes passos:

  1. Acessar o Portal do Meu INSS;
  2. Entrar com seu login ou cadastrar uma nova senha;
  3. Ir até “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Clicar em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado;
  5. Agendar sua retirada de extrato, com data e hora desejada por você;
  6. Ir até a agência do INSS munido da documentação necessária, tais como documento de identificação com foto, CPF do procurador ou representante, se houver, documentos pessoais do interessado com foto, procuração ou termo de representação legal, caso alguém precise retirar esse extrato para você.

Retirada através do Portal Meu INSS

Essa é a opção mais prática e mais procurada. A solicitação é feita pela internet através do portal Meu INSS. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”;
  3. O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números. 
  4. Se você já tem o cadastro, você só precisa selecionar a opção “login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
  5. E o último passo é acessar o sistema com sua senha, escolher a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” e emitir o documento. Se quiser imprimir o extrato, clique em “imprimir” no canto inferior direito.

Retirada nas agências do Banco do Brasil ou Caixa

Uma terceira opção extra é retirar o comprovante de pagamento nas agências eletrônicas da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Isso também é possível usando os serviços de home banking acessando a opção “Previdência Social” se você usar o Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Viu como é simples e fácil? Agora é só seguir as explicações acima e conferir seu extrato de benefício.

ANA LUZIA RODRIGUES

Comentários estão fechados.