Em um momento de instabilidade financeira e com altíssimo número de desempregados, a alternativa de se montar um empreendimento é cada vez mais cogitada pelos brasileiros.

Mas como empreender? Essa é uma pergunta que tem sido feita constantemente por pessoas que pretendem dar um novo rumo para as suas vidas.

Novas empresas são montadas, startups surgem no mercado e negócios inovadores são pensados com o objetivo de viabilizar uma saída para os tempos de crise.

Perceber a crise como uma oportunidade pode ser o tiro de partida para criação de uma atividade que poderá render grandes frutos em um futuro próximo.

Se você já é um empreendedor ou se está pensando em montar um novo negócio, este post é para você! Veja, a seguir, 10 dicas para desenvolver o seu espírito empreendedor:

1. Descubra o seu sonho

A primeira — e, talvez, a mais importante — dica que podemos passar para um futuro empreendedor é: descubra qual é o seu sonho.

Qual atividade é mais prazerosa para você? Qual o seu talento ou vocação? Qual o seu principal dom? O que mais te motiva?

Feito esse primeiro diagnóstico, todas as demais dicas terão como ponto inicial o sonho que você quer realizar.

Seja o seu sonho a abertura de uma padaria, a montagem de um pet-shop ou a abertura de uma oficina mecânica, todos os passos subsequentes terão o seu sonho como raiz.

2. Avalie o mercado

Avaliar o mercado em que você quer se estabelecer é a segunda dica para empreender. Já existem estabelecimentos similares ao que você quer montar? Como será a sua concorrência?

Quais as alternativas que seu potencial cliente terá em sua redondeza? Existe disponibilidade de local para você se instalar?

Todos esses pontos devem ser levados em consideração antes de abrir o negócio.

3. Mapeie seu negócio

Em seguida, parta para o mapeamento de seu negócio. Como a sua atividade funcionará? Quais serão seus fornecedores? Quantos colaboradoresserão necessários para a condução da atividade, pelo menos no primeiro momento? Como será o funcionamento de seu empreendimento?

4. Conheça seu público-alvo

Faça um estudo de seu público-alvo e descubra como ele deseja ser atendido e quais são suas principais demandas, tanto em relação ao produto/serviço oferecido quanto ao ambiente da sua empresa.

Questões mais práticas também devem ser levadas em conta, como o conforto de seus clientes. Hoje em dia, oferecer um local de estacionamento, por exemplo, é crucial para todas as atividades nas cidades de maior porte.

5. Defina sua estratégia

O próximo passo é a definição de sua estratégia. Como você fará a sua instalação, as reformas e adaptações necessárias e a preparação de sua infraestrutura? Faça um cronograma de seu projeto com as atividades bem detalhadas.

Contrate profissionais conhecidos e com expertise para as ambientações determinadas. Acompanhe as obras diariamente, controle o desperdício e gerencie a execução dos trabalhos.

6. Divulgue seu negócio

Paralelamente à preparação de sua infraestrutura, comece a divulgar o seu empreendimento. Defina uma data de abertura com margem de segurança para o término das obras.

Procure as alternativas de veiculação mais viáveis, como as redes sociais, panfletos de divulgação e, é claro, o bom e velho boca a boca.

Procurar contato com a associação de bairro — que, normalmente, possui e-mail dos moradores — pode também ser um canal de divulgação.

Mas lembre-se que o bom senso deve prevalecer e nada deve ser feito de maneira exagerada e cansativa.

7. Aprimore a arte de negociar

Aprimore a sua arte de negociar, tanto com fornecedores quanto com clientes. A negociação deve ser aperfeiçoada constantemente, pois é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.

O resultado financeiro de sua atividade começa no momento da aquisição de seu insumo e vai até o recebimento de seu cliente.

No que se refere à parte financeira, cada negócio tem sua particularidade. Atualmente, são várias as formas de pagamento e, às vezes, pode ser mais vantajoso diminuir o uso de dinheiro vivo e usar mais cartões de crédito e de débito.

8. Faça cursos de reciclagem

Faça reciclagem de seus conhecimentos participando de cursos e palestras voltadas para o empreendedorismo. Procure associações de classe e filie-se a elas, estude e troque experiências com outros empresários.

Na internet, você pode encontrar apresentações gratuitas que agregarão conhecimento e poderão sanar as dúvidas que porventura existam.

9. Utilize a tecnologia da informação

Procure empresas que possam auxiliar na condução de sua atividade por meio de novas ferramentas.

Utilize a tecnologia da informação para suportar as suas tarefas administrativas, financeiras e contábeis.

Existem, no mercado, empresas com expertise no fornecimento de soluções informatizadas que atendem todos os ramos de negócios.

Uma delas certamente se ajustará à sua empresa. Cada vez mais, os órgãos fiscalizadores têm exigido mais informações digitais das empresas.

A emissão de nota fiscal eletrônica ou de cupom fiscal é uma delas. Procure as alternativas que estão no mercado e utilize a tecnologia da informação a seu favor.

10. Desenvolva suas habilidades pessoais

Para que você seja um empreendedor de sucesso, é fundamental que desenvolver uma série de habilidades, características e comportamentos pessoais.

Alguns pontos essenciais para a constituição de seu perfil empreendedor são:

  • senso de curiosidade;
  • resiliência;
  • eficácia na comunicação;
  • arte da persuasão;
  • compromisso;
  • autoconfiança;
  • competitividade:
  • senso de urgência;
  • força de vontade;
  • capacidade de análise;
  • humildade.

Todas estas habilidades e características devem ser sempre trabalhadas e aperfeiçoadas, pois elas carregam o DNA dos empreendedores de sucesso.

Avaliar quais devem ser mais bem trabalhadas é tarefa cotidiana do profissional que quer se destacar como empreendedor.

Algumas são dons naturais, outras podem ser desenvolvidas com exercícios e com ajuda de profissionais comportamentais.

Caso sinta necessidade de algum auxílio, não hesite em procurar ajuda. Há profissionais que podem assessorar e contribuir na sua evolução não só como empreendedor, mas também como ser humano.

Não há nenhuma habilidade que não possa ser adquirida a partir de muita dedicação, empenho e esforço. Então pratique, exercite e evolua sempre para empreender com sucesso!

E você, conhece mais alguma dica de como empreender que ficou fora da nossa lista? Conte para nós aqui nos comentários!

Por Gabriel Pfeifer, via eGestor

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida