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Como fazer o cadastro de clientes e quais informações considerar

Como fazer o cadastro de clientes e quais informações considerar

30/04/2021 às 02h00 Atualizada em 30/04/2021 às 05h00
Por: Gabriel Dau
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É mais do que evidente que a carteira de clientes de uma empresa é um dos seus maiores patrimônios.

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Mas para que este patrimônio tenha efeito, é preciso organizá-lo corretamente. Neste sentido, como fazer cadastro de clientes de forma eficiente?

cadastro de clientes permite o acesso à diversas informações de caráter relevante de seus clientes, além dos próprios hábitos de compra destes, e ter tudo isto bem organizado, de fácil acesso, é fundamental para qualquer tipo de negócio.

É neste ponto que a maioria das empresas esbarram: como fazer um cadastro de clientes? Neste artigo você vai saber mais da importância deste cadastro, como organizá-lo corretamente bem como as principais ferramentas que facilitam este trabalho.

Acompanhe.

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Porque fazer cadastro de clientes?

Sua principal importância está diretamente relacionada ao fato de que sua empresa precisa conhecer melhor os seus consumidores, pois só assim será possível observar quais são suas preferências em relação aos seus produtos/serviços, quanto gastam, como gastam, entre outros pontos.

Todas estas informações devem ficar de fácil acesso às principais áreas de sua empresa que necessitam de tais dados.

Além disso, eles servirão para que a própria gestão consiga traçar estratégias de vendas e de marketing, além de seus respectivos produtos e/ou serviços.

Inclusive, todas estas informações atualizadas sobre seus clientes também serão de vital importância no caso de cobranças ou de protestos, por exemplo.

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Organização: Quais Informações Preciso ter em Meu Cadastro de Clientes?

Isto pode variar muito dependendo do tipo de negócio que sua empresa exerce.

Além disso, é fundamental não sobrecarregar seus clientes na hora de terem que fornecer seus dados para que você possa compor o seu cadastro, pois isto pode incomodá-lo bastante.

Outro ponto que também é muito importante é quanto à segurança destes dados, lembrando que já existe no Brasil lei específica para isto.

O ideal é se concentrar nas informações fundamentais para oferecer melhor atendimento aos seus clientes.

Para facilitar, reunimos algumas das principais e mais importantes informações para começar a organizar o seu cadastro de clientes.

Confira:

  • Identificação:
    • Razão social e nome fantasia, no caso de pessoa jurídica ou nome completo para pessoas físicas. A data de nascimento também é importante.
  • Documentação:
    • Documentos básicos que devem ser rigorosamente protegidos em seu sistema como CNPJ e CPF. O RG, Inscrição Estadual ou outros documentos devem ser, preferencialmente, opcionais;
  • Localização:
    • Dados de localização do seu cliente como endereço completo, meios de contato (telefones, e-mail, etc.) entre outros.
  • Histórico de compras:
    • Este item é fundamental e é você e sua empresa quem deverá organizá-lo, cadastrando no sistema (se você tiver um software de gestão empresarial que integre estas informações, isto será automático) todo o histórico de compras, elogios, reclamações e toda a vida de consumo do seu cliente junto à sua empresa.
Designed by @yanalya / freepik
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O Cadastro de Clientes é Fundamental?

Até aqui já deu para perceber a importância de um cadastro de clientes organizado em sua empresa, bem como a melhor forma de construí-lo, no que diz respeito às informações que devem estar nele cadastradas.

No entanto, ter um cadastro de clientes desatualizado é tão ruim quanto não o ter.

O conceito aqui é bem simples: quanto mais dados e informações de seus clientes você tiver, maior será a sua capacidade de conhece-lo e atende-lo da forma mais personalizada possível.

Isto gera fidelidade, confiabilidade e autoridade para a sua empresa, para os produtos ou serviços que comercializa, além de favorecer, claro, suas vendas.

Saiba que o grau de satisfação de seus clientes será refletido diretamente no valor que eles estão dispostos a pagar por seus produtos ou serviços.

A melhor maneira de ter este cadastro atualizado é contar com o auxílio da tecnologia, através de um sistema integrado (ERP) que possa cruzar todas as informações pertinentes aos seus clientes, mantendo sempre atualizado este cadastro.

Sistemas de Gestão Empresarial

Como estamos falando em cadastro de clientes, nada melhor do que também referenciar mecanismos e tecnologias que são capazes de facilitar a sua vida na hora de compor o seu cadastro.

Os Softwares de Gestão Empresarial (ERP) são fundamentais nestas horas onde você precisa montar o seu cadastro de clientes, organizá-lo e mantê-lo atualizado.

Além disso, todas as informações contidas nele sobre seus clientes estarão 100% disponíveis às suas equipes e devidamente atualizados.

Fonte: Gestão Click

imagem: gestãoclick

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