Como Impulsionar Vídeo no Youtube

0

Antes de mais nada, já de início vou te dizer que para impulsionar vídeos no YouTube, você deverá seguir alguns passos.

E é sobre esses passos que vamos falar hoje.

Hoje vou te ensinar através de um passo a passo simples, como impulsionar vídeos e crescer seu canal no Youtube.

Veja abaixo quais os tópicos que serão abordados:

  • Como usar tags e cards;
  • Criar um conteúdo Relevante;
  • Elaborar Thumbnail atrativa;
  • Fazer a otimização de descrição;
  • Otimizar título;
  • Criar Vinheta;
  • Regra dos 10 segundos;
  • Call to Action ( Camada Final ).

E aí, ficou empolgado para saber quais são as melhores formas para impulsionar vídeo no YouTube? 

Então vamos lá! Nesse artigo vou te mostrar quais são essas boas práticas para promover e ganhar dinheiro com seus vídeos no Youtube. Confira a seguir.

1- Como usar tags e cards

As tags facilitam as buscas de vídeos lançados no YouTube e impulsionam mais o seu vídeo.

Uma forma simples de escolher as tags é colocar no Youtube o mesmo assunto do seu vídeo, copiar  as sugestões contidas na parte de baixo da página e pesquisa do Google e utilizar como tags na janela de busca do YouTube.

2- Criar um conteúdo Relevante

A criação de conteúdo relevante vai garantir um bom rankeamento no Youtube.

Tenha em mente que para ter audiência você deve criar algo que seja inovador, inédito e que chame atenção das pessoas.

Para elaborar um vídeo ou conteúdo de qualidade, você deverá se perguntar primeiramente: 

Como eu desejo que as pessoas ( audiência ) se sintam após ter visto o vídeo ou o que vai fazer com que as pessoas se inscrevam no meu canal…

DICA: Mantenha o foco em conteúdos que tenham relevância, qualidade e consistência.

3- Elaborar Thumbnail atrativa

Thumbnail, são miniaturas, ou seja,  versões reduzidas da imagem que aparecem no vídeo antes de serem clicadas.

Essa imagem pode ser editada para que o vídeo chame mais atenção do espectador, então crie uma imagem relevante e que chame atenção do público.

Quando o vídeo é carregado o próprio YouTube vai te dar sugestões de miniaturas que ele disponibiliza como frame do vídeo te dando a possibilidade de escolher qual a imagem mais gosta, porém, você ainda tem a opção de escolher uma imagem externa para fazer o carregamento, que poderá ser alterada a qualquer instante.

4- Fazer a otimização de descrição

O texto da descrição do vídeo deverá começar com a URL do blog ou site, para poder gerar tráfego para a sua página. Após inserir a URL, você deverá colocar um texto descritivo, que contenha os diferenciais da sua empresa e que descreva seu Brand Persona.

→ Brand Persona é a representação da sua marca.

Você também poderá inserir o link de outras mídias relacionadas com o seu conteúdo. Faça chamadas para o link diretamente no vídeo.

5- Otimizar título

Os vídeos postados no Youtube devem ter títulos chamativos e persuasivos, que descrevam claramente o conteúdo contido nele, para facilitar a procura de potenciais consumidores.

Uma dica é cruzar o nome que você quer dar junto com os de busca das pessoas, tipo o processo de busca de palavras chave de SEO.

Mais uma boa dica, é que você utilize uma plataforma, como por exemplo a keywordtool.io que oferece uma estimativa dos volumes de busca, porém é pago, porém, existem outras plataformas que são gratuitas como o Planejador de palavras chave do Google.

Uma outra opção para conseguir uma estimativa de volumes de uma maneira mais clássica é através da procura de palavras-chave no Google, utilizando Ubersuggest, SemRush por exemplo.

É importante ressaltar que o título deverá representar exatamente o conteúdo, para evitar que o usuário entre e saia rapidamente do seu conteúdo.

O Youtube consegue contabilizar os minutos que foram assistidos, sendo perceptível se os usuários deixaram de assistir os vídeos postados.

IMPORTANTE → Invista em um bom Marketing para divulgar seus vídeos, mas não minta sobre o conteúdo.

6-  Criar Vinheta

Para impulsionar seu vídeo no YouTube, é importante investir na criação de uma vinheta que seja curta mas profissional.

Dessa maneira você vai passar confiança e credibilidade para o telespectador.

Uma vinheta deve ter a duração de no máximo até 5 segundos, deve ser algo que apresente sua marca sem cansar o espectador.

Existem algumas plataformas  boas como Animoto e Wideo que fazem vinheta sem ter muito conhecimento profissional, mas também existem as plataformas que são profissionais  como: Adobe After Effects e Adobe Premiere, por exemplo.

A criação de uma vinheta tem o objetivo de gravar e fixar a identidade da marca na cabeça de quem está assistindo o vídeo.

7- Regra dos 10 segundos

Os primeiros 10 segundos do vídeo são essenciais para fazer uma boa chamada para que o usuário assista o vídeo até o final.

Uma boa dica, é trabalhar a curiosidade do público.

Existe um relatório de retenção de público no YouTube que permite que você saiba quanto tempo, em média, as pessoas começam a deixar de assistir o vídeo, permitindo assim lançar uma estratégia de storytelling, para chamar atenção exatamente na curva, onde a retenção começa a cair.

8- Call to Action ( Chamada Final )

É muito importante interagir com os espectadores, o que possibilita fazer uma CALL TO ACTION no vídeo.

Por exemplo, com uma chamada final, interagindo com o público, você poderá pedir ao telespectador que se inscreva no canal, para deixar comentários ou até mesmo pedir para compartilhar o vídeo.

→ Impulsionando meu vídeo através de anúncios

Outra maneira de promover seu vídeo é através de anúncios.

 O YouTube vai oferecer 4 opções que geram resultados diferentes. Quer saber quais são essas opções? Então continue comigo.

→Anúncio TrueView Discovery: Esse tipo de anúncio é feito para pessoas que estão fazendo buscas por palavras-chave, ou simplesmente procurando novos vídeos. Nesse tipo de anúncio você só paga quando alguém clica nele para começar a assistir o vídeo.

→Anúncio Bumper: Esse tipo de anúncio é rápido (6 segundos) e aparece no início do vídeo, não podendo ser pulado. Nesse tipo de anúncio você paga por cada mil visualizações.

Anúncio TrueView In-Stream: Esses são os mais comuns, esse tipo de anúncio aparece antes que o vídeo seja reproduzido ou no meio. É usado para atrair visitantes e gerar leads. Eles podem ser pulados ou não.

Anúncio TrueView for Action: Esse tipo de anúncio aumenta a conversão e estimula a ação de quem assiste. Tem o objetivo de anunciar serviços ou produtos.

Concluindo

Hoje você aprendeu qual a melhor forma de promover vídeos no Youtube, que é importante ressaltar, chamar a atenção dos usuários para o seu conteúdo e que deverá usar estratégias como no Marketing de Conteúdo. 

O processo de divulgação passa por etapas, primeiro  a busca, que é a otimização de títulos, palavras chaves e tags;  segundo o clique no vídeo e terceiro a retenção, que é a otimização por qualidade no conteúdo. 

Existe também a possibilidade de impulsionar o vídeo através de anúncios pagos.

Espero que tenham gostado, se tiver dúvidas deixe nos comentários. Até a próxima.