Como o MEI comprova sua renda? Conheça 4 maneiras possíveis

0

Você que é um Microempreendedor Individual (MEI) ou que ainda deseja se formalizar como um, já pensou como que o MEI faz para comprovar sua renda?

Se você quer entender exatamente como o microempreendedor comprova sua renda, principalmente quando somos acometidos por dúvidas sobre a realização de empréstimo, aluguel de um imóvel ou até mesmo abrir uma conta bancária, acompanhe!

Como o MEI comprova renda?

Caso você queira saber como comprovar sua renda para qualquer possibilidade que seja, onde é solicitado o comprovante de renda, saiba que são quatro maneiras diferentes que o MEI pode ter para comprovação da renda, confira cada um deles:

Extrato bancário

O Microempreendedor pode comprovar sua renda através do extrato de sua conta bancária. Inclusive em diversos casos o MEI depende de um extrato bancário completo e detalhados dos últimos meses quando a intenção é a obtenção de um empréstimo.

Extratos com movimentações de investimento também podem ser anexadas, contudo a assinatura do gerente da sua conta oferece uma validade ainda maior do que o extrato bancário obtido pelo caixa eletrônico ou ainda via internet.

MEI

Decore

A sigla Decore significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, documento que só pode ser elaborado e emitido por contadores, sempre baseado em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.

Por exemplo, alguns desses documentos para MEIs podem ser:

  • livro-caixa da empresa;
  • notas fiscais emitidas;
  • Declaração Anual do MEI;
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
  • guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.

Para a Decore, o microempreendedor pode escolher o período de elaboração — aquele para o qual necessita comprovar renda. Dessa forma, apresenta ao contador a documentação comprobatória de dados e obtém a declaração.

Já que a Decore pode ser especificado por período, contar com a autenticação de um contador autorizado pelo conselho da classe a atuar e apenas ser emitido baseado em dados válidos, é o suficiente para comprovar renda.

Contratos de prestação de serviços

O microempreendedor que é um prestador de serviços pode utilizar seus contratos para a comprovação de renda, desde que a instituição no entanto, aceite o mesmo para a finalidade designada.

Algumas vezes, esses contratos são aceitos junto a outros documentos comprobatórios, que servem para uma análise mais detalhada demonstrada pelo MEI.

Declaração do Imponto de Renda

Através da declaração do Imposto de Renda é possível a comprovação do faturamento anual do Microempreendedor, entretanto a utilização do IR demonstra apenas os resultados dos últimos meses ou ainda do último ano, por isso acaba sendo meio raro que as empresas ou instituições bancárias solicitem a declaração do Imposto de Renda para comprovação da renda.