O certificado digital é um tipo de arquivo que autoriza que uma empresa ou pessoa física tenha uma identificação virtual. Essa identidade digital torna possível a realização de transações pela internet protegidas com autenticação.
O empresário que deseja emitir notas fiscais eletrônicas precisa ter o certificado digital. Nesse caso, o certificado precisa ser reconhecido pela Secretaria da Fazenda do Estado e também pela prefeitura do município onde está localizado o empreendimento.
Acompanhe abaixo alguns serviços que exigem esse certificado:
O certificado garante mais segurança nas transações pela internet, pois autentica a identificação da empresa.
Os empreendimentos que emitem notas fiscais precisam ter um certificado digital.
Os empresários que optaram pelo regime tributário do Lucro Real e Lucro Presumido precisam do certificado digital para enviar as notas fiscais e as declarações mensais e anuais para a Receita Federal.
Os empresários que possuem funcionários com registro na carteira de trabalho devem enviar as declarações à Previdência Social, através do certificado digital.
Importante: São poucas as empresas que não têm a obrigação de criar o certificado digital. Quando falamos do Microempreendedor Individual, o certificado digital é uma opção.
O certificado digital deve ser comprado em autoridades certificadoras que constam no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Veja a seguir como fica o passo a passo para gerar o certificado digital:
Importante: O certificado A1 pode ser baixado pela internet, a unidade certificadora normalmente envia por email ao solicitante.
A própria unidade certificadora entrega o certificado A3 em formato de cartão e token.
As dúvidas com relação ao certificado digital podem ser sanadas na própria unidade certificadora.
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