Uma grande responsabilidade dos pais é preparar seus filhos para dar continuidade ao seu negócio. Muitas vezes, os filhos não estão predispostos a administrar a herança da família e desejam tomar outros rumos, engajar-se em atividades completamente diferentes. É uma tarefa árdua, porque envolve toda uma educação financeira, a necessidade de despertar o senso de trabalho e responsabilidade, mas com dedicação e estrutura fica mais fácil chegar lá.

Veja como preparar seus filhos para administrar sua empresa e aguçar a sua capacidade financeira.

Resolução de problemas


Os problemas na vida de uma criança são bem diferentes daqueles que o adulto enfrenta, mas é preciso aproveitar o contexto para ensiná-las a tirar proveito disso. Converse com seus filhos e indique caminhos e soluções para resolver seus dilemas e conflitos, sejam referentes ao lanche da escola, a um brinquedo perdido ou quebrado, a um pequeno acidente. Ensine-os a focar nas soluções possíveis e não se deixar dominar pelo problema. Habituando-se a agir assim, os filhos estarão mais aptos a enfrentar problemas mais tarde, principalmente problemas de gestão, dificuldades na empresa, crises financeiras, etc.

Estímulo à criatividade

A criança dispõe de muita imaginação e é possível usá-la a seu favor. Dependendo da empresa que administra, você pode ir ensinando para seus filhos, de forma divertida, técnicas de marketing que ajudam a atrair clientes. Poderá mostrar banners, outdoors, anúncios diferentes na internet sobre jogos, brinquedos, revistas. Pergunte a ele o que é mais atraente neste ou naquele cartaz, naquela imagem, nas letras em destaque e coloridas. Ajude-o a identificar título, subtítulo e outros elementos de um anúncio. Aproveite para dar lições principalmente quando a publicidade utiliza personagens de desenhos animados ou gibis. Peça para ele criar anúncios para tal produto, usando os materiais de que dispõe.

Valorização do dinheiro

Quanto antes a criança aprender a usar o dinheiro e valorizá-lo, melhor. Ensine-o a gastar adequadamente o dinheiro que recebe, por pouco que seja — não gastar tudo de uma vez e apenas com um tipo de produto —, a importância de diversificar para usufruir melhor e de poupar para sempre ter dinheiro à disposição. Mostre que conquistá-lo envolve trabalho e dedicação. A partir daí, poderá desenvolver o senso de responsabilidade e honestidade, que será aproveitado posteriormente na administração dos negócios.

Recompensas

Uma das formas de incentivo é recompensar seu filho pelas atividades que ele desempenhar corretamente — e recompensar não é só dar dinheiro ou presentes! Elogiar o que ele faz, abraçá-lo, beijá-lo ou dar um passeio com ele são formas de mostrar gratidão e reconhecimento. Quando ele executar um anúncio criativo, poupar a mesada, resolver um problema de forma eficaz, recompense-o e mostre que está feliz com ele. Quanto mais a atividade desenvolvida por seu filho estiver ligada ao seu próprio negócio, seja ainda mais generoso. Isso vai criar vínculos entre ele e a empresa.

Tolerância aos fracassos

Se ele fracassar, não o desestimule e nem o castigue. Ajude-o a descobrir onde errou e como pode se aperfeiçoar. Mostre-se amigo de seu filho e não um ditador que só sabe cobrar.

Através dessas dicas, você estará preparando o caminho profissional de seu filho, dando a ele a oportunidade de administrar muito bem os recursos da família mais tarde.

Matéria: https://blog.sage.com.br/como-preparar-os-filhos-para-continuar-seu-negocio/

[useful_banner_manager banners=21 count=1]

Comente no Facebook

Comentários