Como subir meu Score no Serasa? Confira algumas dicas

0

Ter um Score alto no Serasa é um excelente caminho para quem deseja realizar financiamentos, empréstimos ou até mesmo aumentar o limite do cartão de crédito. Isto porquê, é por meio da análise desta pontuação que as empresas do mercado financeiro, averiguam as chances de um determinado cidadão conseguir pagar suas contas corretamente.

Em razão disso, aquele que possui um bom score no Serasa, é considerado alguém apto a pagar suas dívidas, aumentando assim as oportunidades deste conquistar a aprovação de financiamentos ou empréstimos. 

Sendo assim, entenda o funcionamento da análise do Serasa, e como aumentar o sua pontuação, de modo a conquistar o serviço financeiro desejado. 

Como funciona o Score do Serasa?

O score do Serasa é um sistema de pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo um dos fatores avaliados na concessão de créditos e na realização de negócios. Deste modo, ali há informações estatísticas, que calculam o risco de crédito, ou seja, avaliam o quão capaz um determinado perfil pode honrar com as dívidas em que se comprometeu.

Posto isto, entenda como é classificado Score, conforme o número de pontos somados: 

0 à 300: Score baixo, possui limitações, pelo alto risco de crédito, visto que a pessoa esta no vermelho. 

400 à 700: Score médio, pontuação mais comum entre os brasileiros. Neste caso, já é perfeitamente possível a concessão de créditos. Aquele que possui essa soma de pontos, está no amarelo. 

700 e 900: Score alto, quem detém essa pontuação está no verde. Sendo assim a possibilidade de adquirir cartões com o limite altíssimo ou ilimitado é bem maior. Contudo, cabe salientar, que a renda ainda assim deve corresponder a opção de crédito desejada, ou seja, deve-se comprovar poder aquisitivo para bancar as dívidas geradas.

emprestimo

 Como aumentar meu Score?

Subir com a pontuação no Serasa, não é lá uma tarefa tão fácil, no entanto, é perfeitamente possível quando é tomado algumas medidas. A partir disso, veja uma série de dicas que garantem um aumento no Score, se seguidas à risca: 

  • Esteja em dia com suas contas e mantenha seu nome limpo: Possuir contas no seu nome é uma ótima forma de aumentar seu Score, no entanto, é importante estar sempre com elas em dias para evitar ser prejudicado junto ao Serasa. Desta forma, consulte sempre seu CPF, visando sempre mante-lo longe do negativo. 
  • Atualize e confira seus dados no Serasa: Buscar sempre conferir ou atualizar suas informações de cadastro no Serasa, é uma boa forma de evitar inconsistência nos seus dados. 
  • Renegocie suas dívidas: Além de aumentar o seu score por conta da movimentação, mantém seu nome limpo. É importante quitar suas dívidas o mais rápido possível, em vista que essas pendências em aberto podem significar uma instabilidade financeira ao ver do Serasa. 
  • Controle suas dívidas conforme o seu salário:  O ideal é que suas dívidas no mês não ultrapassem o valor referente a 20% da sua renda mensal, por exemplo: caso você ganhe R $2.000 por mês, é bom que seus débitos não passem de R $400.
  • Evite gastos desnecessários: Esta é uma boa atitude, que contribui para um bom gerenciamento de suas finanças, em vista que, auxilia a cumprir com a dica anterior. 
  • Evite um número alto de cartões: A quantidade de cartões que você possui é contado no Serasa. Sendo assim, você pode ser considerado com um alto risco de crédito, visto que, toda vez que é solicitado um cartão novo, seus dados serão consultados. 
  • Não pague tudo à vista: Por mais que pareça um conselho contraditório, se você deseja aumentar o score no Serasa, é necessário que haja movimentação de crédito, ou seja, ao pagar tudo a vista não é gerado nenhum impacto no seu Score. Contudo, deve-se buscar um equilíbrio com o que se paga no crédito, sendo muitas vezes uma boa alternativa pagar a vista, para não se enrolar em dívidas. 

Em resumo, se você manter seu nome limpo, contas em dia e um cadastro atualizado e positivo junto ao Serasa, é muito provável que seu Score aumente.

Como consultar meu Score?

Por fim, confira o passo a passo para realizar a consulta do seu Score no Serasa: 

  1. Acesse o site do Score;
  2. Preencha suas informações, em caso de primeiro acesso informe todos os dados;
  3. Feito isso, a pontuação irá aparecer na tela.

Conteúdo por Lucas Machado