Como tirar segunda via do RG?

0

Quando o cidadão eventualmente perde o RG por descuido, furto ou mesmo documento vencido, é necessária a emissão de segunda via. 

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar como tirar a segunda via do seu documento.

Validade do seu documento

Muita gente não sabe, porém o RG é válido durante dez anos no caso da primeira emissão, ou seja, é preciso renovar o documento de identidade para que possa continuar a utilizá-lo. 

Utilizar seu documento após seu vencimento pode trazer alguns problemas como:

  • ser barrado na hora de realizar outros documentos, 
  • ser barrado de realizar concursos públicos, 
  • realizar cadastros em site entre outros. 

Portanto, é muito importante verificar e atualizar este documento.

Atualização de documento

Atualizar o seu RG possibilita acrescentar os números do CPF e também do seu Cartão Cidadão, o que pode ajudar bastante os trabalhadores, pois todas as vezes que solicitarem a apresentação destes documentos munidos de um documento com foto, você poderá andar apenas com o RG.

Ressaltando que além da validade, outros motivos que podem fazer você precisar emitir o documento novamente, podem ser a perda ou roubo do documento.

Entretanto para o caso de roubo, o cidadão precisa fazer um Boletim de Ocorrência (BO), para que fique isento das taxas de renovação.

Documentos para segunda via do RG

Para que você possa emitir a da segunda via o trabalhador precisa apresentar os seguintes documentos: 

Fonte: Diário Regional
Fonte: Diário Regional
  • 2 foto 3×4 original e recente; 
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples; 
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado); 
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto); 
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG; 
  • Cartão do Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, pode ser substituído por PIS ou PASEP.

Onde devo fazer a 2º via do RG?

Para realizar o processo de emitir a segunda via do seu RG, pode fazê-lo por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados, e também existe a possibilidade de se dirigir ao Posto de Polícia Civil do seu estado e efetuar o pedido.  

Para quem mora em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, pode-se optar pelo Poupatempo, que é um posto de atendimento que oferece vários serviços. Nesse caso, é necessário realizar o agendamento de um horário por meio da Internet ou do serviço telefônico do Poupatempo e informar sua cidade.

Preciso pagar para emitir a segunda via? 

Se o Boletim de Ocorrência (B.O) for apresentado em razão de furto ou furto, a cópia do RG está isenta de pagamento.

No caso de documentos extraviados, perdidos ou danificados, a taxa cobrada é de aproximadamente R $ 20 a R $ 29,50, dependendo da cidade onde o cidadão reside.

No caso daquele que retirar documentos pelo Poupatempo pode escolher a opção de entrega nos correios, portanto, deverá pagar uma taxa de serviço de 12,33 reais.

Para finalizarmos no caso de homens e mulheres com idade superior a 65 anos ficam isentos de pagamento de qualquer taxa.