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Como trabalhar com marketing de nicho sendo MEI

Como trabalhar com marketing de nicho sendo MEI

10/06/2021 às 15h24 Atualizada em 10/06/2021 às 18h24
Por: Gabriel Dau
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Saber como trabalhar com marketing de nicho é vital para todo MEI. Afinal de contas, os mais de 11 milhões de inscritos no programa representam micro empresas que atuam em áreas normalmente muito específicas e com regras próprias de funcionamento e contexto.

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Não dá para comparar, por exemplo, com empresas de ponta e em áreas muito concorridas e badaladas. Nem no orçamento e nem nas estratégias usadas.

Por isso, o Microempreendedor Individual precisa entender o que ele pode fazer para conseguir mais clientes para o seu negócio, mesmo quando não tem dinheiro para contratar um time de marketing para cuidar dessa área.

É preciso ter em conta, claro, que o MEI tem um limite de faturamento nos R$ 6.750,00 mensais (ou R$ 81.000,00 anuais). Portanto, considerando preços de custo e outras despesas, não tem muito espaço para um time de marketing contratado.

E aí, quer aprender como trabalhar com marketing de nicho e trazer alguns novos clientes para você? Então siga a leitura do artigo abaixo!

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3 atitudes que não podem faltar ao trabalhar com marketing

Estas 3 ações definem o sucesso de sua estratégia antes mesmo de começá-la. Elas valem para todos os tipos de marketing, todos os nichos e todos os tamanhos de empresa.

São elas:

1. Conheça bem o seu público: Entender as necessidades de seu público é essencial para traçar estratégias de marketing de sucesso.

2. Respeite seu budget: Ultrapassar o orçamento destinado ao marketing é um erro comum que pode levar a desastres financeiros como nunca recuperar seu investimento.

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3. Seja consistente: Independente do nicho a ser trabalhado, a média de tempo de resposta de uma estratégia de marketing é entre 3 e 6 meses, então mantenha a consistência para não interferir nos resultados.

E como trabalhá-las em seu segmento? Segue abaixo alguns exemplos de nichos e suas ações de marketing!

Como trabalhar com marketing de nicho: 5 exemplos práticos

1. Marketing para arquitetura

A área de arquitetura é bastante visual e a melhor forma de atrair mais clientes é criando um portfólio virtual mostrando todos os trabalhos bem-sucedidos de sua empresa.

Neste site, além do portfólio, você pode trabalhar técnicas de SEO, para se tornar número 1 nas buscas do Google em palavras-chave importantes para seu negócio.

Se houver um endereço fixo, coloque-o no Google Maps utilizando o Google Negócios, para atrair mais pessoas da mesma região.

2. Marketing para e-commerce

A prioridade do e-commerce deve ser aparecer nas principais ferramentas de pesquisa do Google para compras, como o Google Shopping, Google Anúncios e Imagens.

As duas primeiras opções são alcançadas com investimento pago, de acordo com o seu orçamento, e a segunda é alcançada usando palavras-chave otimizadas na descrição de imagem de seus produtos.

Redes sociais como o Facebook e Instagram também trazem bons resultados para lojas virtuais, por permitir alcançar mais de seu público-alvo e criar conexões pessoais e emocionais com ele. 

3. Marketing para médicos

Referências e avaliações positivas são as principais buscas feitas por pacientes quando estão à procura de serviços médicos.

Portanto, crie perfil em sites de listas de cadastros de profissionais de saúde, preencha dados importantes como ‘convênios trabalhados’ e se atende ‘telemedicina’, e aguarde seus pacientes avaliarem o atendimento recebido.

Designed by @rawpixel.com / freepik
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Tenha também um site profissional, com informações detalhadas de serviços prestados, dados para contato e artigos específicos para SEO, para fazer o trabalho de ranqueamento no Google.

Por falar no Google, não esqueça que 26% dos brasileiros primeiro vão ao buscador quando sentem algum sintoma médico.

Ou seja: ele deve ser a peça central na sua estratégia publicitária, pois permitirá atrair potenciais clientes e se posicionar como autoridade.

Use o Google para atrair muitos visitantes ao seu blog e depois direcioná-los para uma lista de e-mails ou para a sua página no Instagram.

Isso gerará muitos novos pacientes, pois posicionará seu perfil como o de uma autoridade no assunto.

Esse tipo de posicionamento é muito importante na área médica e costuma ser decisivo na hora do cliente fazer a sua decisão de compra.

4. Marketing odontológico

O Marketing Odontológico compartilha muitos elementos em comuns com o Marketing para Médicos, mas também tem alguns pontos de divergência bem específicos.

Um deles é o fato de ser uma área bem mais visual do que a maioria dos segmentos médicos. Não todos, claro, mas muitos deles.

Por isso, há muita oportunidade para trabalhar com fotos de “antes” e “depois” (seguindo as regras do Conselho Federal de Odontologia, claro) e com referências visuais de procedimentos, resultados e equipamentos.

Além disso, há muita margem para ações de produção de conteúdo, tanto nas redes sociais, quanto no Google.

Existem muitas dúvidas sobre procedimentos e outros tantos ganchos que atrairiam muitos interessados.

Não é à toa que existam agências como a Fluir Publicidade, especializada em Marketing Odontológico.

5. Marketing para prestação de serviços local

Muitas das dicas que demos aqui servem para profissionais que atendem todo o Brasil ou cujos clientes têm processo de tomada de decisão de compra com grande influência da Internet.

Por exemplo, o Marketing para E-Commerce ou o Marketing Odontológico.

Mas o que fazer quando você é, digamos, um chaveiro e precisa divulgar seu serviço localmente? Quais as estratégias de marketing nesse caso?

O ideal é estar bem posicionado no Google Meu Negócio. Essa é a ferramenta principal para quem atua localmente. Seu cliente muito provavelmente procurará por uma empresa igual a sua na Internet e, portanto, é lá que você deve estar.

Ele verá no Google Meu Negócio os principais negócios próximos dele no mapa e fará sua decisão de compra. Esteja lá para conseguir essas oportunidades.

Pronto! Agora que você já viu como trabalhar com marketing de nicho, poderá montar uma estratégia básica para o seu negócio.

É claro que o conteúdo listado aqui não abrange todos os cenários possíveis dentro desse tema, mas já é o suficiente para você montar uma estrutura adequada para atrair clientes para a sua atuação profissional e conseguir aumentar seu faturamento.

Gostou do conteúdo? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo!

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