O uso da tecnologia na comunicação chega a 72% das empresas por meio de tecnologia social, como blogs e redes sociais, de acordo com a consultoria McKinsey. A questão é que poucas estão próximas de explorar todo o potencial internamente com ferramentas que colocam toda corporação no radar da transformação digital da Comunicação Interna.
A transformação digital na Comunicação Interna reduz esforços transacionais, melhora a experiência do colaborador com a empresa, suporta a decisão com base em dados e ainda alavanca a mentalidade digital.
Durante o auge da pandemia, as empresas precisaram se adaptar rapidamente a movimentos que antes caminhavam a passos lentos, e a Comunicação Interna foi uma das áreas mais atingidas pela aceleração digital.
Após dois anos, de volta ao trabalho presencial, seja de forma integral ou híbrida, é necessário pensarmos sobre a presença das experiências digitais da Comunicação Interna nessa nova realidade em que estamos vivendo.
Por ser digital, essa modalidade da comunicação interna permite ao gestor da área estar no controle do tempo, um ativo altamente relevante para o engajamento dos colaboradores, considerando que a perda de uma oportunidade de comunicação no “momento quente”, pode acarretar em desestímulo ou, até mesmo, na instalação de uma crise.
A comunicação interna digital também concentra em um mesmo espaço recursos de pesquisa, interação e avaliação, que ajudam a medir em tempo real a repercussão e, se necessário for, promover ajustes na condução de uma campanha para os colaboradores. Como resultado desse esforço está o engajamento do colaborador e, consequentemente, a redução do turnover.
Dos dois últimos anos até o presente momento, o que mais conseguimos observar é que o uso da comunicação interna digital foi acelerado por conta da pandemia. Mais empresas começaram a buscar uma solução para alcançar mais colaboradores e entregar a comunicação da melhor forma possível, principalmente para os operacionais que não tinham uma fatia expressiva no planejamento de comunicação interna.
O aperfeiçoamento das funcionalidades das redes sociais corporativas acompanham a necessidade de engajamento das pessoas, simplificam o acesso e garantem segurança de dados.
Daqui para frente, precisamos entender que a comunicação interna digital está criando um movimento crescente, que busca expandir a força da comunicação dentro das empresas com seus colaboradores, principalmente os que estão fora do escritório.
Ela promove uma grande inclusão para o colaborador operacional, que se vê dentro da empresa, fazendo parte daquele grande organismo, e vestindo a camisa. Assim como estimula a inclusão digital, em muitos casos, ao deixar a tecnologia mais acessível ao maior número de pessoas.
*Gabriel Kessler é CGO da startup Dialog
Mín. 19° Máx. 30°