18°C 28°C
Uberlândia, MG

Comunicadores: Como se preparar para um tempo imprevisível

Comunicadores: Como se preparar para um tempo imprevisível

15/12/2020 às 09h00 Atualizada em 15/12/2020 às 12h00
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

 Definitivamente, 2020 é um ano para não ser esquecido. A pandemia alterou profundamente a economia, trouxe desafios para todos os segmentos, e pede uma série de transformações para várias áreas, inclusive a comunicação.

Continua após a publicidade

De acordo com o partner da Guess What, empresa de comunicação portuguesa, Francisco Chaveiro Reis, “todos os planos que os consultores e diretores de comunicação fizeram para este ano saíram furados.

2020 foi um ano imprevisível e apenas as empresas que souberam reagir rapidamente continuaram a ser relevantes”, conta.

Para 2021, é preciso ter prudência, afinal, será um ano de grandes desafios, explica o especialista: “Ainda não temos as ferramentas para planear uma boa comunicação numa realidade tão instável, mas temos que tentar, nem que o plano seja ir fazendo o plano ao longo do ano e não ter um plano fechado para um ano inteiro, já que mesmo em anos menos intensos do 2020, normalmente a realidade acaba por se pôr à frente dos planos.”

Além disso, “a grande tendência de comunicação para 2021 é mesmo mudar a mentalidade e estar preparado para o que não podemos prever, tendo sempre em conta que é necessário reagir depressa e bem, a tudo o que aí possa vir”, orienta Francisco.

Continua após a publicidade

Para os consultores de comunicação, a dica dele é bem clara: “Ser estrategista com alguma antecedência e definir uma série de temas e momentos para que os seus clientes possam passar as suas mensagens chave, casando-se com a agenda mediática.

Qualquer consultor tem, também, a obrigação de saber que a estratégia definida nem sempre pode ser seguida e que é preciso ter sempre um plano B, C ou P, de pandemia.

A grande tendência para 2021 é essa mesma: ser estrategista e saber planejar tudo ao máximo, mas ter a mentalidade certa para mudar de caminho, sempre que necessário.”

Sobre os temas que serão tratados no próximo ano, ele acredita que o primeiro deles ainda será a pandemia e tudo que está à volta dela, como as vacinas, o impacto no Serviço Nacional de Saúde, e as consequências econômicas, “que previsivelmente vão durar mais do que o próprio vírus.”.

Continua após a publicidade

Além disso, “os projetos diretamente relacionados com o combate sanitário à pandemia serão notícia, obviamente.

Mas, projetos que visem minimizar o efeito económico também interessam, por exemplo, os projetos de finanças pessoais. As empresas que encontram forma de se reinventar em época de crise, também chamarão à atenção”, completa.

Por Raphael Lucca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 28°

20° Sensação
2.3km/h Vento
76% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h54 Pôr do sol
Dom 29° 19°
Seg 30° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 19°
Qui 31° 19°
Atualizado às 01h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,12 +0,00%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,00%
Bitcoin
R$ 342,124,73 -1,20%
Ibovespa
126,526,27 pts 1.51%
Publicidade
Publicidade