Confira 10 passos para sua empresa sobreviver a crise!

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Muitos empresários estão desesperados com o momento que atravessando, buscando alternativas para seus negócios sobreviverem à diminuição de movimentação e vendas em função da crise gerada pelo coronavírus (COVID 19).

Um fato é certo, as empresas que não se estruturarem imediatamente para esse momento terão muito mais chances de fechar as portas.

“Ter planejamento e estratégias sempre é um diferencial para as empresas,
mas isso se evidência ainda mais em períodos de crise como atual. Assim, se
a empresa já projetou possíveis cenários para o futuro e estratégias, já
deu um bom passo para sobrevivência.

Caso ainda não tenha feito, ainda é tempo”, avalia o diretor executivo da Confirp Consultoria Contabil, Richard Domingos, especialista em gestão de empresas.

Para que as empresas sobrevivam ao cenário atual, Richard Domingos elaborou
dez passos para salvar uma empresa em época de CRISE!

1. PLANEJAR CENÁRIOS

Desenvolver um planejamento com base nas perspectivas de faturamento para
os próximos seis meses, buscando no mínimo três cenários para adequação da
empresa.

Desses três cenários se deve escolher o mais provável e seguir com
as ações, medindo a cada dia e semana se o cenário previsto está sendo
realizado, e tomando ações a partir dessa medição.

Ou seja, cada cenário deve propor gatilhos a serem acionados quando se chega a um patamar
preestabelecido nesses marcadores. Planejar nesse momento é fundamental
para diminuir erros ou a emoção na tomada de decisão.

Tomar decisão sobre pressão já é um erro a ser corrigido. Outro ponto, estamos em um
momento anormal e, portanto, as decisões a serem tomadas não devem ser normais.

2. ADEQUAR PROCESSO PRODUTIVO E COMERCIAL

Com base nos cenários levantados, promover o volume de produção para cada
projeção ou cenário proposto (horas necessárias de mão de obra, matérias
primas, mercadorias etc.). Isso vale tanto para empresas industriais e
comerciais, como para prestadoras de serviços;

3. ADEQUAÇÃO DOS CUSTOS E DESPESAS PARA A REALIDADE VIVIDA

Com base nos cenários propostos, é evidente que os custos e despesas
deverão ser revistos, mas isso deve ser feito de forma inteligente. Muitos
contratos preveem multas ou prazos de aviso prévio, outros são essenciais
ao processo produtivo.

Deve-se entender quem são os fornecedores estratégicos, propor uma adequação momentânea com base nos cenários propostos para adequação dos gastos da empresa.

empréstimo

Em vez de demitir funcionários sumariamente, entendido o volume de produção ou comercialização do cenário escolhido, pode-se alternativamente negociar a jornada de trabalho com redução de salário momentâneo, cancelar novas vagas ou não prorrogar contratos determinados.

Tudo isso pode ser feito junto, além de queimar banco de horas e utilizar saldo de férias a serem gozadas.

4. FORMALIZAÇÕES A EMPREGADOS E FORNECEDORES

Definidas as ações que devem ser tomadas, é fundamental a formalização das
negociações feitas.

Isso vale para uma repactuação de jornada de trabalho, passando por aditamento de contratos e rescisões contratuais.

É fundamental que tudo esteja bem detalhado para evitar processos futuros, reivindicando
diferenças deixadas de serem pagas.

5. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

É fundamental adequar as dívidas e financiamentos da empresa para os
cenários desenhados, buscando períodos de carência, redução de juros e
extensão nos prazos de pagamento.

6. PREPARAR-SE PARA MUDANÇA CONSTANTE

Como diz o provérbio popular: “é preciso estar com um olho no peixe e outro
no gato”.

Não dá para prever o que vai acontecer, mas é possível medir diariamente para onde estamos indo e as metas estabelecidas.

Essa leitura deve permitir uma visão de onde se está e onde se quer chegar, se as coisas
continuarem da forma que está. Então, mudar é algo que não pode ser um
desafio.

7. ADMINISTRAÇÃO DO CAIXA

Pior que vender é vender e não receber. O controle do caixa é fundamental
nesse momento.

A cobrança vira uma área fundamental na empresa. As negociações têm que ser rápidas para cortar fornecimento imediato em determinados casos que podem levar a empresa a sucumbir.

Gestão de créditos e pagamentos é uma arte que tem que ser feita a todo instante. Não pagar
algo não quer dizer que o “algo” deixou de existir. Muitas empresas financiarão tributos, mas não se pode deixar de lembrar que esses débitos continuam lá e uma hora terá que ser pago.

Portanto, ainda que a estratégia seja manter no caixa esse dinheiro, ele deve ser separado do fluxo mensal para não o queimar em políticas de preço ou em despesas.

8. TRANSPARÊNCIA COM TODOS OS COLABORADORES

O empresário precisa ter um canal direto com todos os seus empregados para
que todos saibam do que está acontecendo e o que se espera nesse momento.

Mas essa não é uma missão que apenas o empresário precisa ter: agora é uma missão
para todos. Portanto, é hora do RH agir com estratégia, baseado nas diretrizes montadas pela alta gestão.

9. PRODUTOS, MERCADORIA E SERVIÇO DO MOMENTO

Ter a sensibilidade do momento e do produto fornecido. Tem que se adequar
rapidamente ao que o mercado busca e valoriza nesse momento de crise. De
nada adianta produzir e comprar mercadoria para revenda, se ninguém vai
comprar.

Os produtos e serviços devem ser pensados e direcionados para linha de frente em momentos de crise.

10. CONTROLE

É fundamental ter controle: controle da operação, controle emocional e
controle de tudo que puder nesse momento.

É fato que com controle na mão a leitura do momento fica mais fácil, permitindo repensar os caminhos a serem adotados a cada instante.

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