Confira as 5 principais responsabilidade de um contador com seu cliente

0
1362

A atuação do profissional da contabilidade nas empresas e com seus clientes envolve questões econômicas, patrimoniais, tributárias e previdenciárias. Justamente pelo grau de relevância das suas atividades, a responsabilidade do contador é algo de extrema importância e que deve ser levada ao pé da letra por gestores e donos de negócio.

Para entender melhor sobre o assunto, entenda quais são as principais responsabilidades de contador:

1. Relatórios

Cada contrato fechado pelo cliente/empresa determina tarefas pelas quais o contador ficará responsável e várias delas precisam da assinatura direta do profissional.

Abertura de novas empresas, preenchimento de livro contábil, balanços patrimoniais e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) são apenas algumas das tarefas que são de responsabilidade do contador.

2. Declarações

O contador precisa emitir diversas declarações em favor da empresa e atestar a sua regularidade perante a Previdência Social e ao Fisco. Dentre elas, estão:

  • Declaração de Imposto de Renda;
  • SPED (Sistema Público de Escrituração Digital);
  • NovaGIA (declaração de notas fiscais de compra e venda de produtos e serviços);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social);
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

3. Responsabilidade civil

É quando o profissional da contabilidade comete uma infração, de caráter contratual e/ou legal, que tem como resultado danos a terceiros. Por exemplo: um balanço que é realizado com erros técnicos, provocando prejuízos a seu cliente.

Nesse caso, o contador pode, em um prazo de até cinco anos, ser responsabilizado e ter de reparar os danos causados. De uma forma geral, os profissionais são responsabilizados judicialmente por atos culposos perante seus clientes e dolosos a terceiros, em conjunto com a empresa.

4. Responsabilidade tributária

Nesse caso, a responsabilidade de contador incide sobre a falsificação de documentos de ordem tributária por ele assinados e por fraudes na escrituração, com o objetivo de fraudar impostos.

A omissão de informações, tributos, prestar falsa declaração e falsificar notas fiscais são algumas das infrações de ordem tributária que podem incidir em multa ou em até cinco anos de reclusão do profissional de contabilidade.

5. Responsabilidade criminal

A alteração ou a falsificação de documentos, como livros fiscais, constitui crime de responsabilidade de contador, previsto no Código Penal. Um exemplo é quando o profissional presta uma informação falsa em um documento perante a Previdência Social, especialmente quando envolve informações inverídicas sobre a folha de pagamento da empresa.

Diante de informações inexatas/duvidosas no balanço, lei de falências, em casos de omissão de dados no lançamento da escrituração contábil, o contador pode ser preso, com pena de até seis anos.

É importante que gestores e donos de negócio fiquem atentos a essas informações para saber quais são as responsabilidades do contador e fornecer a ele as informações necessárias, para que todos os documentos fiquem em ordem e o trabalho do profissional da contabilidade possa contribuir para o crescimento da organização.

Via Contatica

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.