Confira o Funcionamento dos bancos, casas lotéricas e órgãos públicos para o feriado de 12 de outubro

Entenda se haverá funcionamento dos bancos, casas lotéricas e órgãos públicos dia 12 de outubro.

Com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, que acontece nesta terça-feira (12/10), muitos estabelecimentos passaram por mudanças.

Confira como, ou se haverá funcionamento dos bancos, casas lotéricas e órgãos públicos no dia 12 de outubro.

Funcionamento das casas lotéricas

Normalmente, as loterias permanecem fechadas durante os feriados nacionais. 

Entretanto, neste ano, o funcionamento poderá depender da orientação do dono do estabelecimento, assim como para o último feriado nacional (7 de setembro), conforme a Caixa Econômica orienta.

Na cidade de Campo Grande, todas as casas lotéricas estarão fechadas para o feriado, com autonomia para abrir na véspera do mesmo, em razão do feriado local e da programação de sorteio da Caixa.

É recomendado entrar em contato com a casa lotérica para mais detalhes sobre o funcionamento na respectiva localidade.

Funcionamento dos órgãos públicos 

Com o não funcionamento dos órgãos públicos do país no dia 12 de outubro, o governo determinou ponto facultativo para os servidores públicos no dia 11 de outubro.

O ponto facultativo aponta que não haverá expediente nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, fundacional e autárquica do Poder Executivo.

Serviços considerados essenciais seguirão funcionando.

Também não ocorrerá expediente nos estados e cidades que decretaram esse ponto facultativo.

Em Vitória (BA), na véspera de feriado, o expediente será normal nas repartições e instituições municipais, já nas prefeituras da Cidade, ponto facultativo.

Serviços públicos de natureza essencial de emergência e urgência — com funcionamento ininterrupto ou regime de escala — funcionarão no dia 11. E os servidores públicos do estado da Bahia não terão feriado prolongado.

O expediente será normal nos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual, com feriado apenas no dia 12 de outubro.

Funcionamento dos bancos

As agências bancárias não abrirão no dia 12 de outubro, pois a data é considerada feriado bancário.

Porém, seguem disponíveis, nas agências o sistema de autoatendimento (caixas eletrônicos), e os canais digitais, como internet e telefone.

Nas transferências realizadas pela internet, apenas o Pix possui compensação imediata, o DOC e o TED só são descontados em dias úteis.

Boletos com vencimento para o dia 12 poderão ser pagos até o dia útil seguinte, sem nenhum acréscimo de multa.

No caso dos feriados antecipados, o pagamento continua com o mesmo prazo.

Os bancos não podem, por iniciativa própria, alterar a data do vencimento dos débitos, pois seguem condições contratuais com os emissores de boletos, considerando as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central.

É extremamente importante que a população concentre suas atividades bancárias nos canais digitais, evitando assim a concentração de pessoas nas agências, resolvendo seus problemas sem a necessidade de deslocamento.

Comentários estão fechados.