Conheça algumas áreas de atuação do profissional de contabilidade

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.

Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística e outras mais.

 Na Empresa

  • Contador Geral

Fornece informações obrigatórias a qualquer tipo de empresa. Se divide em várias áreas dependendo do tipo de aplicação. Por exemplo: contabilidade Rural, Contabilidade Hospitalar etc.

  • Controller

É responsável em fornecer informações para os tomadores de decisão e pelas atividades contábeis da empresa, tais como administração tributária, sistemas de informações contábeis, contabilidade de custos e financeira.

  • Contador de Custos

É responsável pela determinação dos custos padrões e tomada de decisões e determinação dos responsáveis em caso de grande variação entre os custos orçados e o real.

  • Cargos Administrativos

Chefia, gerência, diretoria e cargos executivos.

  • Analista Financeiro

Analisa as demonstrações e relatórios contábeis com a finalidade de ter conhecimento da situação econômico-financeira da empresa e com base nessas informações tomar decisões sobre empréstimos, investimentos entre outras.

  • Auditor Interno

É funcionário da própria empresa e tem a função de verificar a veracidade dos procedimentos contábeis e processuais da empresa.

  • Gerente de Impostos

É responsável pelo Planejamento Tributário da Empresa, previsões e retenção de Impostos.

 

 Em Órgão Público

  • Contador Público

Responsável pela contabilidade de entidades de direito público, suas respectivas autarquias e demais pessoas que administrem ou guardem bens da Fazenda Pública. Eles devem atentar ao Sistema Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.

  • Tribunal de Contas

Atua na controladoria pública (União, Estados e Municípios), na fiscalização de órgãos da administração pública, na perícia de fraudes ao Erário Público, inclusive em licitações públicas além de atuar também como auditor público e em análise de contas públicas e controle e avaliação do Patrimônio Público.

  • Contador Militar

Contador e auditor com patente de general de divisão. Exemplo: Policial Militar, Oficial Intendente do Exército, Marinha e Aeronáutica.

  • Agente ou Auditor Fiscal

Atua nas fiscalizações de rendas da União, Estados e Municípios. E uma observação importante, o Contador é o único profissional com poderes legais para exercer a função de Agente ou Auditor Fiscal quando a base da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis como balanço patrimonial, balancetes de verificação e demais demonstrativos auxiliares.

  • Outros Cargos Públicos

Segue alguns: Controlador de Arrecadação, Contador do Ministério Público da União, Fiscal do Ministério do Trabalho, Analista do Banco Central, Inspetor da Comissão de Valores Imobiliários, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, Analista de Finanças e Controle entre outros.

 

 Como Autônomo

  • Contador

Possui escritório de contabilidade que presta serviços de escrituração contábil, fiscal, emissão de holerites, departamento pessoal entre outros.

  • Consultor

Trabalha de forma autônoma prestando consultoria as empresas nas mais diversas áreas como: fiscal, trabalhista, previdenciária, processamento de dados, marketing entre outras.

  • Auditor Independente

Pode ser autônomo ou ligado a alguma empresa de auditoria. Sua função é verificar a veracidade dos procedimentos contábeis da empresa auditada. Fornecem pareceres sobre essas demonstrações e lhes dá credibilidade. Seu parecer é obrigatório nas demonstrações das empresas de Capital Aberto, Instituições financeiras e demais subordinadas ao Banco Central do Brasil e a Superintendência de Seguros e Previdência Privada.

  • Perito Contábil

Verifica os registros contábeis e procedimentos pertinentes de empresas em processos judiciários.

  No Acadêmico

  • Professor

Dá aulas para o 2º Grau técnico ou para nível superior, caso que exige pós-graduação, não só para curso de Ciências Contábeis, mas também para áreas que necessitam desses conhecimentos.

  • Pesquisador

Trabalham no desenvolvimento de Pesquisas Contábeis.

  • Escritor

Normalmente profissional da área acadêmica, escreve artigos para revistas, livros didáticos, boletins e blogs.

  • Palestrante

Geralmente pertence a área acadêmica, dá Palestras, participa de Congressos em empresas, escolas  disseminando seus conhecimentos, geralmente fruto de suas pesquisas, sobre determinado assunto.

  • Parecerista

Acadêmico que dá pareceres sobre situações empresariais, seja no âmbito judicial como também na área de negócios.

Via contador gestor

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.