Conheça as mudanças no eSocial em 2021

0

Na matéria de hoje vamos explicar sobre o eSocial em 2021, pois, com tantas mudanças que aconteceram e adequações, muitas companhias estão se questionando sobre vários pontos.

Continue conosco e entenda sobre o eSocial 2021.

Como se preparar para o eSocial em 2021? 

A maioria das pessoas querem saber quais são as próximas novidades e em como se preparar para elas. 

O gestor do eSocial, Alberto Maia, que é representante da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia no Projeto, destacou pontos importantes, dentre elas as expectativas e o papel do RH diante das mudanças da plataforma no ano de 2021. 

Estimativa do governo para o projeto 2021 

De acordo com José maia, este projeto veio para substituir algumas das obrigações que existem no ambiente de trabalho, com o intuito de melhorar. 

A estimativa é que neste ano conclua a implantação da parte trabalhista nas empresas privadas, que são os eventos de folha de pagamento para as companhias menores e logo dar início ao projeto nos órgãos públicos. 

Eventos de SST 

Um dos  maiores obstáculos do eSocial neste ano de 2021, será a obrigatoriedade de envio dos eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST).

Pois é primordial que os gestores tenham uma atenção maior na parte de Segurança e Saúde do Trabalhador. 

Quais serão os impactos da alteração desse cronograma 

O eSocial será o resultado de uma grande mudança ocorrida em 2020, mas José Maia acredita nessas mudanças. 

Atualmente para ele não é viável finalizar projetos neste momento em que acontece muitas restrições de atividades nas companhias.

esocial

Esta simplificação se deu pelo Ministro da Economia, em decorrência das demandas dos representantes de alguns setores econômicos. 

No que está relacionado às alterações do cronograma de implantação, ocorreu diante do estado de calamidade pública em que o nosso país se encontra. 

Veja como o RH deve se preparar para essas mudanças 

Todos que atuam na área de gestão pessoal já estão obrigados a enviarem informações trabalhistas e previdenciárias por meio do eSocial. 

RH de uma empresa

O setor do RH é a parte mais importante de uma empresa, podemos dizer que é o corpo da empresa, onde cuida do patrimônio, funcionários. 

Com esta mudança no eSocial haverá uma valorização no ramo de Recursos Humanos de uma empresa, como o pessoal de SST também. 

Até porque este novo projeto vai exigir mais profissionalismo e qualificação para gerar informações que serão enviadas pelo sistema ao fisco. 

Conclusão 

De acordo com o  nosso texto, o RH tem uma função fundamental para demandar todas essas mudanças que estão acontecendo.

É um momento de grandes mudanças e junto com essas mudanças grandes oportunidades.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira