É muito importante possuir áreas de especialidade no escritório, e a contabilidade de startupsestá cada dia mais em alta. Você com certeza já ouviu falar nesse modelo de negócio, mas sabe quais são as suas especificidades? Estaria preparado caso um empreendedor do setor quisesse contratar seus serviços? Neste artigo, vamos explorar o tema.

Por que as startups são uma oportunidade

As empresas no formato de startups estão em constante crescimento, especialmente no mundo tecnológico. Os empreendimentos se destacam por serem inovadores e criativos, desenvolvidos para atender a diversos segmentos.

Para os donos de negócios iniciantes, esse modelo é muito interessante. Embora o cenário possa parecer um pouco incerto, o retorno financeiro pode ser excelente caso a empresa apresente uma solução ao mercado.

Como você deve saber, o mundo corporativo é repleto de oportunidades. Então, para quem busca o crescimento, eis uma chance aos contadores de se reinventarem atendendo a esse público.

Além disso, os empreendedores buscam a contabilidade especializada em startups por ser ummodelo de negócio ainda pouco dominado pelos escritórios em geral.

Se você está atento ao mercado e atualizado nas tendências, esse pode ser um diferencialpara sair na frente da concorrência.

Atender empresas jovens, com uma nova mentalidade, é um desafio?

 

Alguns jovens empreendedores entram no mercado apenas com uma ideia inovadora. Por isso, a importância de contratar uma assessoria contábil para dar os primeiros passos e potencializar o lucro do negócio.

As empresas contábeis que atendem startups podem auxiliar o empreendedor no âmbito fiscal, contábil, trabalhista e previdenciário. Isso ocorre ao realizar a parte burocrática e até mesmo dando suporte nas tomadas de decisões.

Quanto mais avança a tecnologia, mais os jovens têm a necessidade de retorno imediato de informações. Embora pareça um obstáculo, esse é um ponto positivo no ambiente corporativo. Veja só alguns desafios dos contadores para atender esses jovens empreendedores:

  • Disponibilidade de horários
  • Informações precisas
  • Atendimento online e imediato
  • Prazos menores de retorno
  • Participação na tomada de decisão
  • Desenvolvimento de novas práticas de gestão.

O desafio está presente em qualquer novo empreendimento. Afinal, a tecnologia avança constantemente. Os contadores de hoje não são apenas geradores de informação, mas peças fundamentais para auxiliar ativamente na decisão e estratégias das empresas.

A empresa contábil pode se tornar mais eficiente

A inovação na grande parte das vezes ocorre para melhorar o dia a dia das empresas. Isso se dá com a geração de valor e impacto para a sociedade. A evolução faz parte do cotidiano e os empreendedores que não acompanham ficam para trás.

Atualmente, ouvimos muito falar em crise, então, quer momento melhor que esse para se reinventar? Seja em qualquer nicho de mercado, aproveite esse incentivo para se inspirar e visualizar novas metas para sua empresa.

Arriscar para inovar pode valer a pena correr, desde que seja uma ação planejada. Por isso, se você deseja apostar na contabilidade de startups, estará chamando atenção dos novos empreendedores. Além disso, aprendendo com um segmento onde a eficiência é o motor das ações.

Dicas para se tornar uma contabilidade de startups

Sabemos que a contabilidade é uma ferramenta de gestão. E quando se trata de startups, a informação precisa ser ainda mais rápida para auxiliar nas estratégias do cliente. Ou seja, é necessária oferecer soluções diferenciadas. Vamos ver algumas delas?

Equipe atualizada e especializada em tributação para startups

primeiro passo é seu escritório contábil possuir colaboradores atualizados, que estejam dispostos a aprender e inovar com criatividade.

Um ponto chave para atender as startups é estar atento à legislação. Existem diversosincentivos fiscais para empresas da área de tecnologia, que é uma das mais buscadas para esse tipo de negócio.

Além disso, caso o negócio do cliente realmente decole, o faturamento pode multiplicar em pouco tempo. É muito importante ter um especialista tributário na equipe para indicar de forma correta quais as melhores opções de enquadramento tributário. Não dá para pagar altos impostos desnecessariamente.

Mais que contabilidade de startups, um parceiro de negócios

Há anos o contador está deixando de ser apenas o profissional que entrega as declarações e calcula os impostos da empresa. Ele deve ser um aliado das estratégias do negócio do seu cliente. E com as startups, esse posicionamento adquire maior força.

Muitas empresas são criadas por jovens que não sabem efetivamente como gerenciar uma empresa. Nesse cenário, o contador pode ajudar muito. Ele possui em suas mãos diversos relatórios que podem ajudar a traçar os próximos passos para o crescimento sustentável da startup.

Atenção redobrada aos aportes de investimentos

Você já ouviu falar em investidor anjo? Esse é um termo muito comum nas startups e é importante se familiarizar com ele caso deseje se especializar nesse nicho.

Esse tipo de empresa geralmente possui ideias inovadores e de grande impacto no mercado. Por isso, muitos investidores são atraídos. Assim, as empresas podem ganhar altos aportes, tanto nacionais quanto internacionais.

Muito além de registrar esses investimentos de forma correta na contabilidade, o contador especializado em startups deve analisar se a receita está aumentando, se os custos estão condizentes com o negócio. Além disso, fazer projeções para a utilização desses investimentos.

As análises financeiras devem considerar, entre outros:

  • Índice de inadimplência
  • Faturamento realizado e projeção a realizar
  • Índice de rentabilidade da empresa
  • Fluxo de caixa com projeções futuras.

Para que a empresa tenha sucesso, além de ser uma ideia inovadora, é muito importante ter um bom controle financeiro e empresarial como um todo. E o papel do contador pode ser decisivo para que a startup decole.

Contabilidade e documentos em nuvem

Quando falamos em startups, algumas palavras certamente vêm em mente. Inovação,tecnologia e agilidade são algumas delas. Para isso, é essencial estar por dentro dacontabilidade digital e suas soluções.

Um sistema de gestão com armazenamento em nuvem e integração contábil é um ótimo exemplo. Além de poupar o espaço físico no seu escritório, permite que o empresário e o contador acessem dados e relatórios da empresa a qualquer momento. Isso facilita e agiliza o envio e análise de informações.

Inspire-se em um case de sucesso atendendo startups

Você também pode se espelhar em empresas contábeis que já sejam um case de sucesso como contabilidade de startups. E um ótimo exemplo é a Syhus, que é um parceiro da ContaAzul e atende algumas das principais startups do Brasil.

Seja um contador especializado

A ideia de apostar na contabilidade de startups, ou qualquer outro nicho de mercado, é uma tendência. Não há dúvidas de que segmentar sua atuação e se tornar uma empresa especializada em um tipo de cliente pode ser um diferencial. E se é assim, por que não escolher um setor altamente promissor como esse?

Via ContaAzul

Avalie a Matéria

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida