Contabilidade para autônomos: Quatro pontos de atenção

É necessário ter um cuidado especial com vários elementos, como gerenciamento de receita, precificação de serviços, capital de giro, entre outros

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de trabalhadores autônomos atingiu 24,5 milhões. A crise sanitária causada pelo novo coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem opções para quitar as dívidas no final do mês. 

No entanto, o trabalho autônomo não pode ser feito de qualquer forma. é necessário ter um cuidado especial com vários elementos, como gerenciamento de receita, precificação de serviços, capital de giro, entre outros. 

1- Controle de receitas fixas e variáveis 

Geralmente,  é mais complicado administrar uma receita variável do que uma receita física. Diante desse cenário, o profissional autônomo precisa ter conhecimento mais aprofundado sobre controle financeiro, caso contrário, poderá ter problemas no futuro. 

Para isso, é necessário ter organização para monitorar as finanças, registrar e verificar todos os detalhes dos empreendimentos de forma correta. Você pode contar com o apoio de ferramentas, como o Excel, ou de aplicativos que ajudam a deixar as contas em ordem. 

Em um primeiro momento, cuidar dessa etapa pode ser um grande desafio. Aos poucos, perceberá que ela é mais simples do que parece. 

2- Atualização do livro caixa 

Trata-se de um documento fundamental para qualquer empreendimento e deve ser adicionado na rotina desde o início. Aqui, você pode registrar as entradas e saídas do empreendimento, seja os gastos ou recebimentos.

Na lista de gastos, encontram-se: energia elétrica, material de expediente, água, aluguel, entre outros. Já na lista de recebimentos, é possível acrescentar investimentos, empréstimos e lucro. 

Além de manter o controle financeiro, a ferramenta é uma grande aliada na declaração do IR (Imposto de Renda).

3- Reserva financeira 

O ano de 2020 não foi fácil para os profissionais autônomos. A pandemia causada pelo novo coronavírus fechou mais de 600 mil pequenas empresas no país, de acordo com um estudo divulgado pelo IBGE

Situações inesperadas, como uma pandemia, podem surgir a todo o momento na vida de um autônomo. Por isso, lembre-se sempre de ter uma reserva financeira. Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário guardar uma quantia alta. Normalmente, 10% todo o mês é indicado para iniciar esse processo. 

Uma dica interessante é guardar essa quantia na poupança e depois fazer a migração para um determinado investimento. Dessa forma, é possível adquirir mais rentabilidade. 

4- Precificação dos serviços

Matheus de Azevedo,32 anos, é jornalista e trabalha como redator freelancer. Para o profissional, uma das principais dificuldades é precificar os serviços que são oferecidos aos clientes. “O meu receio é colocar um valor muito alto e afastar os parceiros”, conta.  

A orientação para o jornalista e outros profissionais que atuam de forma autônoma é não ter medo. Se você oferece um serviço completo, cobre um valor mais alto. 

Os clientes têm facilidade para aceitar uma quantia mais alta quando os gastos da operação são explicados com clareza. Se o consumidor não concordar, a demanda pode não ser saudável para a sua rotina. 

Para deixar esse processo mais fácil, recomendamos fazer uma pesquisa de mercado. Busque investigar o valor que os profissionais da sua área cobram para executar determinada atividade. Dessa forma, você poderá escolher seu preço com mais segurança. 

A preocupação com a contabilidade não deve estar presente somente em grandes empresas. Não importa se você vende brindes personalizados, roupas, acessórios esportivos, entre outros itens. Ter cuidado com as finanças é essencial para não sofrer com atraso de pagamentos e dívidas em seu negócio. 

Após descobrir dicas de contabilidade para autônomos, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.