A ao³, empresa que nasceu após a venda da operação brasileira da Sage, fez um estudo bem interessante com os contadores.

O objetivo foi entender a nova rotina dos contadores nesses tempos de pandemia.

De acordo com a IOB, marca da ao³ especializada em legislação nas áreas trabalhista, tributária, fiscal, contábil e previdenciária, apontam que do início da crise até agora, foram 2.848, mudanças na legislação que afetaram diretamente a rotina das empresas.

Desse total, 435 foram no âmbito federais e na esfera estadual 2413 estaduais. 

Se estar em dia com a contabilidade não era uma tarefa simples no Brasil, com o coronavírus, esse desafio se intensificou.

As principais dificuldades relatadas pelo contador na pandemia são: se manter atualizado (29,8%), receber os documentos do cliente no prazo (21,7%), manter a carteira de cliente (13,6%) e reduzir despesas (12%;)

Outro é interessante é que 70,2% continuam operando normalmente, mesmo com a pandemia, porque têm uma infraestrutura na Nuvem (26,4% operam parcialmente e 3,4% estão fechados porque tem estrutura física);

A ao³ também quis saber o que mudará  no negócio do contador após o final do isolamento.

Para a maioria, o home office será uma prática mais comum e o investimento em tecnologia para ter um escritório mais digital será ampliado.   

A pesquisa ouviu 258 contadores clientes da ao³, em junho de 2020.

Veja outros resultados deste estudo:

  • 62% são donos dos próprio escritório;
  • 51,6% possuem uma microempresa e 28,7% são MEI;
  • 69% se sente valorizados pelo cliente  e 31% não se sentem valorizados;
  • 37,6% tiveram queda de 30% na receita e 24% reduziram em de 50% as receitas;
  • 39% está conseguindo manter a mesma carga de trabalho, mas 30,6% aumentou em mais de duas horas o expediente;
  • 62,4% possuem cliente com mais de 10 anos no escritório.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.