Controle financeiro ou gestão financeira: Quais são as diferenças?

0

Quando os investidores começam dar os primeiros passos em busca da excelência na gestão empresarial, algumas dificuldades aparecem com certa frequência, muitas delas estando relacionadas à gestão e ao controle financeiro.

Vale salientar que, mesmo que o empreendedor não saiba a diferença entre controle e gestão financeira, na prática é provável que ambos estejam interagindo.

gestão financeira adequada conta com o apoio do controle financeiro detalhado, o que impacta nos resultados da empresa, trazendo o fluxo de caixa necessário para o sucesso de qualquer organização.

Sendo assim, sabendo da relevância desse tema, preparamos este post sobre as diferenças entre controle financeiro e gestão financeira. Confira!

O que é controle financeiro?

controle financeiro está relacionado às formas pelas quais a empresa registra todas as finanças, ou seja, entradas e saídas, contas futuras a pagar e receber e outros controles básicos.

Nesse sentido, é possível perceber que o controle financeiro funciona como “ferramenta” para assegurar a qualidade da gestão financeira.

E esta precisa fazer um bom uso dos controles para, assim, direcionar estratégias e certificar o desenvolvimento da empresa em curto, médio e longo prazo.

Controle financeiro ou gestão financeira

O que é gestão financeira?

A grande finalidade de otimizar e implantar a gestão financeira é alcançar resultados satisfatórios. É importante frisar que, quando a empresa apresenta um controle financeiro rigoroso, o gestor financeiro consegue ter uma visão completa das operações.

Assim sendo, é possível conseguir um fluxo de caixa projetado, direcionando os diretores para o sucesso da organização. Além disso, viabiliza a visão de curto, médio e longo prazo que foi mencionada anteriormente.

A gestão financeira é essencial, pois permite que o negócio esteja sempre preparado para possíveis instabilidades.

Qual a importância do controle financeiro para uma boa gestão financeira?

Em um ambiente em que a competitividade no mercado aumenta a cada dia, o controle financeiro é fundamental para garantir que as empresas mantenham-se competitivas a médio e longo prazo.

Sem essa política, a rentabilidade da organização fica comprometida, o que acarretará dificuldades para a empresa alcançar seus objetivos e metas principais. Logo, o controle é imprescindível para uma boa gestão.

O controle financeiro permite ao gestor ter uma visão mais ampla de todos os fluxos de recursos monetários presentes na empresa. Assim, se existe algum tipo de desperdício de verbas ou um setor gastando muito, o problema pode ser resolvido rapidamente.

Além disso, é possível compreender melhor de que forma o orçamento da empresa é estruturado, o que otimiza o nível de objetividade, transparência e planejamento da gestão financeira.

E, ainda, se as metas de gastos não são atingidas, o gestor poderá identificar com facilidade a origem do problema. Contudo, um bom controle financeiro facilita o trabalho do gestor e contribui para a lucratividade da empresa.

Como é possível otimizar controle e gestão financeira por meio de investimento em tecnologia?

Integrar a rotina financeira do negócio vai muito além de facilitar as atividades rotineiras, visto que os processos passam a ser informatizados e automatizados.

Entretanto, fazer uso de um software online para gerir as finanças ajuda o empreendedor a controlar de forma mais eficiente o seu fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, além da possibilidade de otimizar a emissão de relatórios e gráficos gerenciais.

Portanto, para que a organização consiga atingir as suas metas de médio e longo prazo, é primordial ter um bom controle financeiro. Com um orçamento bem controlado, é possível estabelecer investimentos sem perigos.

E, dessa forma, pode-se alcançar uma boa gestão financeira, pois com ela é possível ter uma companhia saudável e capaz de enfrentar todos os desafios que podem surgir.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: FLUA