DANFE Online: Saiba o que é e como funciona para emiti-la

0

A DANFE Online ou Web DANFE se trata de um documento que ainda gera muitas dúvidas no dia a dia dos empreendedores.

Com estas dúvidas, alguns confundem o documento com a Nota Fiscal Eletrônica, a famosa “NF-e”.

Mas não se engane, a DANFE Online é um documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, que inclusive, ajuda em vários aspectos como a conferência das mercadorias.

Vale ressaltar que a DANFE não substitui a “NF-e”, mas facilita para a visualização de seus dados. 

Para sua empresa emitir uma DANFE Online com facilidade, recomenda-se utilizar um sistema emissor de nota fiscal eletrônica.

Neste artigo, vamos explicar o que é, e tirar todas as dúvidas geradas em relação à ela, entendendo o seu funcionamento e vantagens. 

Afinal, o que é DANFE Online?

Conhecida também como “Web DANFE”, a DANFE Online é um documento cujo o significado é a sigla para “Documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”.

Ela é um documento impresso para acompanhar a NF-e, onde possui os principais dados dos produtos que foram comprados, NCM, tributos compostos e as principais informações do destinatário e emitente.

A DANFE Online serve também para auxiliar o transporte das mercadorias e sua conferência.

O documento é obrigatório para a realização do tráfego das mercadorias, pois, em casos de fiscalização, um veículo cujo não possui o documento em conjunto aos produtos, pode ser multado, por isso é importante a emissão da DANFE Online antes das mercadorias saírem em transporte. 

Mesmo que o documento seja obrigatório e importante, ele não possui valor fiscal e não precisa ser necessariamente arquivado.

Qual a diferença de NF-e, DANFE Online e XML?

NF-e – Nota Fiscal Eletrônica, a“NF-e”, é um documento gerado digitalmente através de um emissor de NF-e, onde leva todas as informações da operação realizada pela empresa naquele momento, dentre elas estão: venda de mercadorias, transferência para filiais, armazenagem de produtos, entre outros.

DANFE Online – Como falado anteriormente, é um documento auxiliar da nota fiscal eletrônica, ela possui as principais informações da Nf-e, pode ser considerado um resumo da mesma, é importante lembrar que a DANFE contêm a chave de acesso da NF-e, onde é composta por 44 dígitos obrigatórios e pode ser utilizada para que seja consultada e impressa novamente.

DANFE Online

XML – O XML é o formato utilizado para o registro de todas as informações compostas na NF-e, até mesmo aquelas que não são impressas na DANFE Online, ou seja, é uma versão digital da nota fiscal completa.

O XML deve ser emitido logo após a emissão da NF-e, e por ser obrigatório, é importante lembrar que o arquivo deve ser armazenado por no mínimo 5 anos.

Se não armazenados, a empresa pode ser multada pela fiscalização da Receita Federal.

Como é realizada a composição da DANFE?

Existem dois elementos cruciais para a composição da DANFE Online: o código de barras, onde é possível realizar a leitura da DANFE por leitores ópticos e a chave de acesso da NF-e, que é composta por 44 dígitos.

O layout da DANFE Online deve ser padronizado, seguindo o modelo disponibilizado pelo Portal da Nota Fiscal Eletrônica, mantido pelo Ministério da Fazenda.

A DANFE pode ser emitida em mais de uma página, porém, em todas as páginas devem conter o mínimo de informações obrigatórias da primeira página, entre elas são: 

  • Dados do emitente (CNPJ, Razão Social e Inscrição Estadual)
     
  • A informação da DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica)
  • Número e série da NF-e 
  • Tipo de operação (Entrada ou Saída) 
  • Natureza da Operação

Como gerar uma DANFE Online?

A recomendação do Ministério da Fazenda, é gerar a DANFE Online pelo mesmo sistema que é utilizado para a emissão de suas NF-es, pois dessa forma reduz as divergências que podem ter entre a sua DANFE e a NF-e. 

Com sistema de gestão completo,você consegue realizar essa emissão de suas notas fiscais e  muito mais que isso.

Através do software Mainô, além de garantir a agilidade nos processos fiscais, você ainda consegue fazer o gerenciamento do seu estoque e financeiro pelo sistema, integrando os processos e facilitando a sua operação. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: Maino