Atualmente, existem mais de mil cursos de Ciências Contábeis autorizados a funcionar no Brasil. Diversos faculdades e universidade possibilitam a formação de profissionais que, dentre outras coisas, são responsáveis pelo setor financeiro das empresas.

De acordo com o ranking RUF, da Folha de São Paulo, 5 faculdades oferecem os melhores cursos de Ciências Contábeis do país. Vamos mostrar neste artigo quais são elas. Não deixe de conferir!

Curso de Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis visa formar profissionais que vão atuar como contadores de empresas e como autônomos também. Nas empresas, eles são responsáveis pelo gerenciamento das contas das empresas, além do pagamento dos empregados, elaboração de demonstrações financeiras e outros pontos que envolvem a entrada e saída de capital.

Em síntese, é o contador que administra o montante do patrimônio da empresa, de modo que o fluxo de caixa esteja sempre equilibrado. Para atuar na área, além do diploma de graduação, é necessário o Certificado do Conselho Federal de Contabilidade.

5 melhores faculdades de Ciências Contábeis, segundo o Ranking da RUF

Está interessado em cursar Ciências Contábeis? Antes de escolher onde estudar, é importante conhecer as instituições e a qualidade de ensino que elas oferecem.

Para descobrir, consultar o ranking RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) é uma boa alternativa. O ranking é atualizado anualmente e possui muito prestígio entre estudantes, professores e toda classe acadêmica. 

A seguir, conheça as 5 melhores faculdades de Ciências Contábeis do Brasil: 

1º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3º lugar: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

4º lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5º lugar: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Formas de ingresso por meio do Enem 

Na maioria dessas faculdades, a forma de ingresso ocorre por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todos os anos, milhares de pessoas utilizam o Enem como porta de entrada para o Ensino Superior, inclusive nos cursos de Ciências Contábeis. 

Como foi dito, o Enem é a porta de entrada, uma vez que é utilizado como pré-requisito para programas sociais como o Sisu, o ProUni e o Fies.

Sisu 

O Sistema de Seleção Unificada ― popularmente conhecido como Sisu ― foi criado pelo Governo Federal para facilitar a seleção de estudantes para as vagas de instituições de ensino públicas. 

O Sisu é totalmente gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, o estudante deve ter feito o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação. Ao contrário de Programas como o ProUni e o Fies, o Sisu não requer comprovação de renda dos participantes.

Outra característica do Sisu é que ele adota reservas legais, ou seja, destina vagas para portadores de deficiências; e políticas afirmativas, que são as cotas raciais e sociais.

ProUni 

Outro programa do Governo que facilita o acesso às faculdades de Ciências Contábeis no Brasil é o ProUni — Programa Universidade para Todos. Por meio dele, estudantes de baixa renda obtêm bolsas parciais ou integrais para fazer uma graduação em instituição de ensino superior privada. 

Para concorrer às bolsas é necessário atender a alguns pré-requisitos, como: 

● Ter feito todo o ensino médio em escola pública

● Ter feito todo o ensino médio médio em escola privada na condição de bolsista integral;

● Ter meio uma parte do ensino médio em escola pública e outra metade em escola privada na condição de bolsista integral;

Agora que você conhece as 5 melhores faculdades de Ciências Contábeis do país e o meios de ingresso, veja mais conteúdos do nosso site sobre contabilidade e finanças.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!