Dicas de como fazer um negócio crescer financeiramente

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Temos uma pergunta para lhe fazer: você sabe, exatamente, como fazer a sua empresa crescer com qualidade?

Muito empreendedores caem no erro de acreditar que crescer se limita a expandir o negócio ou vender mais. Você também acha isso?

O fato é que, por trás desse crescimento que todos buscam, existe uma série de ações que precisam ser tomadas. 

O objetivo com elas é fazer não apenas com que a sua empresa “decole”, mas que permaneça em uma posição elevada por muito mais tempo.

Ter um bom planejamento, fazer a gestão financeira adequada e otimizar processos são apenas alguns dos caminhos que você vai precisar trilhar. 

Continue a leitura e descubra os segredos de cada um deles e o que mais precisa ser feito para ter um negócio de sucesso!

Como fazer sua empresa crescer com qualidade em 8 passos 

Descobrir como fazer a empresa crescer com qualidade é um dos desafios que fazem parte da vida de todo empreendedor. Afinal, não basta querer empreender, é preciso saber como fazer isso.

O estudo Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2017, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, mostrou que o número de empresas de alto crescimento diminui.

As empresas que compõem essa categoria são as que apresentam um crescimento médio de funcionários (pessoal ocupado assalariado) de, pelo menos, 20% por ano, considerando um período de 3 anos. 

Além disso, precisam ter 10 ou mais colaboradores assalariados no primeiro ano de sua análise.

De acordo com o levantamento, em 2017, o Brasil fechou o ano com apenas 20.306 empresas de alto crescimento, a menor quantidade desde que essa análise foi iniciada.

A comparação entre 2016 e 2017, mostrou que a redução de novas empresas nessa categoria foi de 3,3%, conforme é possível ver no gráfico abaixo.

Esses números nos dão uma ideia mais clara do quanto saber como fazer uma empresa crescer com qualidade é desafiador, considerando que menos empreendedores estão conseguindo expandir os seus negócios.

No entanto, independentemente do porte da sua empresa neste momento, saber qual caminho seguir para alcançar o sucesso pode ser o diferencial para que ela não faça parte dessa estatística.

Por isso, veja a seguir as dicas que separamos para você.

Crie um plano de negócios completo

Plano de negócio é um documento no qual deve constar os objetivos da sua empresa e tudo o que precisa de feito para alcançá-los.

Válido tanto para quem está iniciando quanto para quem está expandindo, para um plano de negócio ser considerado completo deve ter:

  • informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação;
  • informações e definição sobre os produtos ou serviços que serão comercializados;
  • qual a infraestrutura necessária para início ou crescimento;
  • expectativa sobre capacidade produtiva, número de clientes que pretende atender e quantidade de funcionários necessária para suprir essa demanda;
  • análise dos concorrentes e do mercado;
  • estudo do perfil do público-alvo;
  • levantamento de possíveis fornecedores;
  • pontos fortes e fracos da sua empresa;
  • possíveis estratégias de marketing;
  • estimativa de gastos, incluindo receitas, despesas, capital de giro, fluxo de caixa e perspectiva de lucros;
  • análise e definição de estratégias para diferentes cenários.

Ainda que não elimine totalmente os riscos, o plano de negócios permite identificar previamente possíveis falhas que podem comprometer a viabilidade e o crescimento da sua empresa

Com isso, é possível fazer a correção antes de colocar as ideias em prática, otimizando tempo e reduzindo custos desnecessários.

Por se tratar de uma ferramenta estratégica, o plano de negócios deve ser reavaliado de tempos e tempos, bem como passar por ajustes, caso necessário.

Conheça bem o seu cliente

Já falamos sobre a necessidade de fazer um estudo do seu público-alvo no item anterior. 

No entanto, é essencial frisar a importância de conhecer a fundo o seu cliente se realmente quiser saber como fazer a sua empresa crescer com qualidade.

A definição do público-alvo vai determinar para quem você irá vender seus produtos ou oferecer os serviços. Mas conhecer o cliente consiste em compreender suas necessidades, criar um relacionamento e oferecer mais do que ele busca.

De acordo com Don Peppers e Martha Rogers, autores do livro Return on Customer (Retorno do Cliente), sem clientes você não tem um negócio, tem um hobby. 

Por isso, colocá-los como foco da sua empresa pode ser o diferencial entre vender mais e crescer, ou perder espaço para os concorrentes.

Capacite a sua equipe

Mas para conseguir esse objetivo não basta ter os melhores produtos e serviços do mercado, é também muito importante contar com uma equipe apta para manter a qualidade do atendimento.

Assim, é interessante capacitar os colaboradores para que conheçam bem tudo o que é comercializado por sua empresa para, dessa forma, apresentarem as melhores soluções aos clientes.

Somado a isso, desenvolver competências e habilidades ajuda para que os profissionais saibam lidar com diferentes situações, sempre buscando solucionar as dores dos consumidores.

Encontre diferenciais no seu negócio

Um diferencial atrativo nem sempre tem a ver com o preço. Na busca de como fazer sua empresa crescer com qualidade, entender esse conceito é fundamental.

Quando falamos em diferencial, nos referimos a algo que seus concorrentes ainda não fazem ou têm, por mais que ofereçam produtos e serviços similares aos seus.

Pode ser um atendimento mais personalizado, diferentes canais de contato, entrega imediata, entre muitas outras opções.

Faça uma análise do seu negócio, cruze com as necessidades dos seus clientes e encontre o ponto que fará da sua empresa um verdadeiro destaque no mercado.

Invista em divulgação on-line

A internet se tornou parte do crescimento das empresas, independentemente do porte. Isso porque a maioria das compras se inicia com uma pesquisa virtual.

Você mesmo, quando precisa de algo, qual primeiro lugar onde procura? Muito provavelmente respondeu Google, certo?

O mesmo acontece com seus clientes, que usam essa estratégia para encontrar tudo o que precisam.

Segundo uma pesquisa, 70% da população brasileira utiliza a internet. O tempo médio de uso diário, para pesquisas básicas via internet móvel, chega a 4 horas e 45 minutos, o que coloca o Brasil na 3ª posição desse ranking.

Quanto aos outros dispositivos, como computadores, tablet, laptops etc, o tempo não é muito diferente: 4 horas e 43 minutos.

Ou seja, se quer aumentar o seu poder de alcance e, dessa forma, crescer, a dica é estar presente também no mundo virtual

Para essa estratégia você pode investir em divulgação e até vendas on-line, criando um site próprio ou trabalhando melhor suas redes sociais.

Use as ferramentas digitais adequadas

Mas a tecnologia não se limita ao uso da internet para divulgação. Para saber como fazer sua empresa crescer com qualidade é importante conhecer ferramentas de gestão que ajudem a otimizar seus processos.

Entre as diversas opções estão o CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um software estratégico que integra em um único ambiente todas as informações do seu cliente.

Com essa ferramenta é possível gerenciar e analisar todas as interações realizadas. Dessa forma, você tem dados importantes para:

  • identificar padrões de comportamento;
  • se antecipar a possíveis problemas ou necessidades;
  • ter insights para personalizar produtos e serviços.

Outra possibilidade é um software de gestão ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa)

Consiste em uma ferramenta que integra todos os processos da sua empresa, por exemplo, contas a receber, fluxo de caixa, gestão de pessoal, estoque etc.

Soluções como essa ajudam a:

  • automatizar tarefas;
  • reduzir tempo de execução;
  • minimizar erros de lançamento.

Mantenha uma boa gestão financeira

Mas todas essas estratégias têm um objetivo: fazer sua empresa crescer financeiramente, concorda?

A melhor maneira de ver o resultado de todas essas abordagens é mantendo uma boa gestão financeira. 

Para isso, é fundamental ter conhecimento de todas as suas receitas e despesas. Esse controle ajuda a identificar quais pontos estão gerando mais gastos do que o planejado e encontrar meios de estancá-los antes que gerem prejuízos maiores.

Além disso, permite visualizar de maneira clara quais são suas maiores fontes de renda, se há algum fornecedor que pode ser trocado para ajudar a aumentar sua margem de lucro, entre outras vantagens.

Seja paciente

Saber como fazer sua empresa crescer com qualidade não quer dizer que os resultados surgirão da noite para o dia.

Tornar o seu negócio um sucesso é um caminho que precisa ser percorrido por etapas e de forma paciente.

Durante esse trajeto você, certamente, irá se deparar com erros e acertos. O segredo é não se deixar abater por circunstâncias inesperadas e buscar as melhores soluções para continuar seu processo de crescimento.

Nesse ponto, buscar ajuda de profissionais e especialistas é uma das melhores atitudes que você pode tomar por sua empresa.

A importância de uma contabilidade no processo de crescimento

Um escritório de contabilidade está entre os mais importantes suportes que você pode ter nessa jornada de crescimento.

Entre os motivos que reforçam essa afirmação, podemos começar destacando o auxílio com a gestão financeira da sua empresa

Somente um contador pode fornecer a você dados que vão lhe ajudar a tomar as melhores decisões para o crescimento do seu negócio. 

Há também outra grande vantagem: você estará lidando com informações reais, e não apenas achismos, aumentando as chances de acerto.

O apoio desse profissional também ajuda na hora de fazer uma análise mais precisa do desempenho da sua empresa e do seu setor de atuação. 

O segundo motivo é a assessoria para o planejamento tributário. Nem todos os empreendedores sabem, mas é possível reduzir a carga tributária sem descumprir as leis vigentes.

No entanto, para saber quais tributos sua empresa pode deixar de pagar sem infringir nenhuma legislação, é fundamental ser o apoio de um contador de confiança. 

Esse profissional fará a interpretação correta das regulamentações, ajudando você a economizar e ainda se manter em dia com o Fisco.

Somado a tudo isso, ainda há as obrigações fiscais que precisam ser cumpridas mensalmente e que estão presentes desde o momento de abertura da sua empresa.

Vale lembrar que, com exceção do MEI (Microempreendedor Individual), todas as empresas, independentemente do porte ou regime tributário, são obrigadas a ter um contador.

Com o auxílio de um escritório de contabilidade sua empresa estará em dia com vários quesitos. Veja abaixo alguns deles.

Obrigações trabalhistas

São várias as obrigações trabalhistas que devem ser cumpridas por uma empresa todos os meses. Entre as que são feitas com o auxílio de um contador estão:

  • emissão de relatório com dados da folha de pagamento para o Fisco trabalhista;
  • emissão de guias de recolhimento, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • preenchimento do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Escrituração contábil e tributária

A escrituração contábil e tributária diz respeito aos livros fiscais de uma empresa. Neles, são registradas todas as movimentações financeiras, realizado o preenchimento dos demonstrativos contábeis e outros.

São várias as atividades que compõem esse processo realizado pelo contador. Entre elas estão a realização do balanço patrimonial, a conciliação bancária e o registro de apuração de impostos.

Obrigações acessórias

Obrigações acessórias são declarações que constam informações da empresa. Suas emissões podem ser mensais, trimestrais ou anuais, e requisitadas pelos governos federais, estaduais ou municipais.

O objetivo é identificar se a empresa está em dia com suas responsabilidades tributárias, trabalhistas e outras.

Várias declarações pertencem a esse grupo e precisam do auxílio de um contador para serem emitidas, tais como:

  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte);
  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Vantagens de uma contabilidade on-line

Como você pode ver, saber como fazer a sua empresa crescer com qualidade consiste em ter visão estratégica, planejamento, mas também conhecimento de diversas questões legais.

A boa notícia é que você não precisa ser expert nessa área, e ainda tem a vantagem de poder fazer tudo sem precisar sair da sua empresa

Uma contabilidade on-line, como a Contabilizei, ajuda empreendedores como você em todas as etapas da vida de um negócio.

Indo desde a abertura da empresa (que pode, inclusive, ser gratuita), até o atendimento das responsabilidades fiscais e tributárias mensais, você tem todo o suporte e orientações sem precisar se deslocar até o escritório de contabilidade.

Maior controle de suas operações contábeis, praticidade, agilidade e economia são apenas algumas das vantagens de contar com uma contabilidade on-line.

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Fonte: Contabilizei