Dicas para reduzir a inadimplência em empresa SaaS

Utilizar a tecnologia a seu favor é um dos meios buscados pelos empresários

A crise econômica adicionada à pandemia da Covid-19 gerou desemprego, aumento da miséria e um alto índice de inadimplência no mercado. Diante disso, muitos brasileiros se viram endividados. Sem dinheiro e sem emprego, como pagar as contas?

Por outro lado, como o empreendedor pode controlar as taxas de pagamentos atrasados? Afinal é essencial para a saúde da empresa ter sob controle a inadimplência. Empresas que utilizam SaaS precisam estar sempre sob constante monitoramento. Para isso, a utilização de um bom sistema de gestão financeira e de cobranças é fundamental.

Após anos de crise econômica, a inadimplência se tornou um problema gravíssimo no Brasil. Vamos falar sobre este tipo de tecnologia e como pode ajudar a controlar o prejuízo em seu negócio.

O que é um Software como Serviço (SaaS)?

Primeiro vamos esclarecer o que é isso. SaaS, ou Software como Serviço, é um modelo de uso de software

baseado na nuvem, ou seja, o sistema fica alojado remotamente e pode ser acessado via internet.

A fornecedora/desenvolvedora da aplicação o disponibiliza mediante pagamento mensal, trimestral, semestral etc., como um serviço, não como produto. Geralmente, não é preciso instalá-lo em computadores, pois funciona de maneira online.

A empresa ou pessoa que contrata essa forma de programa, normalmente, paga pela utilização das funcionalidades das quais necessita, pois nem sempre é preciso adquirir todos os recursos do sistema.

Como essa tecnologia pode ajudar?

Empresas que vendem software como serviço precisam enfrentar a inadimplência todos os meses. 

Além dos atrasos intencionais, existe a possibilidade de que uma parcela dos devedores não tenha feito o pagamento por esquecimento. Identificar quem são esses clientes, seus motivos de atraso e agir para que ele possa fazer o pagamento deve ser uma prioridade para o gestor. 

O Saas ainda pode ser utilizado para coordenar tentativas inteligentes de cobrança no caso de cartões de crédito, ou mesmo oferecer novos meios de pagamentos.

Dicas de como evitar a inadimplência em empresa

Seguem algumas sugestões que podem manter a saúde financeira em uma empresa SaaS.

Pagamentos à vista com débito automático

Quanto mais pagamentos em débito automático melhor para seu negócio. Por isso, faça promoções que incentivem o cliente pelo pagamento à vista como, por exemplo, preços mais reduzidos por mais tempo de uso. 

Bom atendimento

Como existe a concorrência de mercado, invista no bom atendimento ao cliente. Atente para ações personalizadas e de fidelização. desta forma, ele pensará antes de cancelar qualquer serviço.

Ações para prevenir a inadimplência

Se antecipe ao problema. Afinal, prevenir é melhor do que remediar. Isso pode ser feito por meio de ações pré-definidas e padronizadas. Por exemplo, você pode criar uma régua padronizada de cobrança para todos os clientes.

Manter os dados dos clientes em mãos

Estar sempre com os dados do cliente organizados é possível fazer um acompanhamento do histórico financeiro dele, e se antecipar a eventuais problemas. Afinal, empecilhos podem ocorrer com qualquer um e acompanhar os pagamentos  dos clientes pode ser uma boa ação.

Espaço para absorver prejuízo

Quando não há mais chances de fazer algum tipo de acerto com um cliente que já se tornou inadimplente, sua empresa precisa estar preparada para isso. O primeiro passo é ter um espaço no custo para absorver essa inadimplência, o segundo passo é procurar meios judiciais para tentar rever a situação.

Investir em tecnologia 

Investir em tecnologia ajuda muito a diminuir a taxa de inadimplência em empresa SaaS. Afinal, muitas instituições já estão fazendo uso de inteligência artificial para melhorar a política de crédito.

Até porque, nem sempre uma simples análise do score do cliente, bem como do seu nome, vão garantir que em um futuro ele fique inadimplente. Além disso, é importante manter sempre um bom gerenciamento das operações financeiras na empresa.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.