Doria deve anunciar fase roxa para o estado de São Paulo nesta quinta

0

João Doria (PSDB), Governador do Estado de São Paulo, deve anunciar nesta quinta-feira após forte pressão do Centro de Contingência de Covid-19 por meio de coletiva de imprensa extra a fase roxa do Plano São Paulo.

Com a nova fase roxa maiores restrições devem ser tomadas. como o fechamento total das escolas além dos serviços essenciais como supermercados e postos de gasolina restringirem os seus horários de funcionamento. A medida inclui também a suspensão do futebol a partir de sábado, algo que já tinha sido pedido pelo Ministério Público de São Paulo.

Governador João Doria fará mais uma coletiva sobre a situação do coronavírus no Estado (Foto: Governo do Estado de SP/Divulgação)

Novos hospitais de campanha

O governo do estado pretende criar novos hospitais de campanha nas escolas. Segundo informações, o primeiro deve ser na favela de Heliópolis. O sistema de saúde de São Paulo já está se aproximando do colapso. De acordo com a CBN, 120 pacientes estão buscando por UTIs todos os dias no Estado. Ao menos 31 municípios contam com 100% das ocupações nos hospitais. A media total do Estado já chegou aos 81%.

O governo estadual também anunciou a abertura de mais 338 leitos para pacientes com covid-19, sendo 167 em UTI e 171 em enfermaria, até o final de março. Outros 500 leitos foram anunciados no dia 3 de março, sendo 339 de UTI e 161 em enfermaria, também com ativação neste mês. O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn também anunciou a ativação de 11 hospitais de campanha, com mais 280 leitos, sendo 140 de cada tipo.