19°C 30°C
Uberlândia, MG

E-commerce: Saiba como iniciar os negócios online de forma simples e segura

E-commerce: Saiba como iniciar os negócios online de forma simples e segura

20/10/2020 às 12h19 Atualizada em 20/10/2020 às 15h19
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Designed by @alicephoto / freepik
Designed by @alicephoto / freepik

A internet tem sido o espaço mais vantajoso para compras e negócios, tanto para empreendedores quanto os consumidores.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa do eBit, no primeiro semestre de 2020 o cenário dessa área teve o maior crescimento em 20 anos, com um aumento de 47%.

Mas ainda assim, antes de iniciar os trabalhos com algum e-commerce ou marketplace, é necessário tomar cuidado e levantar estratégias para alcançar o público desejado.

QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO

O diretor executivo da COAN Consultoria Contábil, Fábio Barretta, conta quais são as vantagens e desvantagens de começar a empreender na internet.

Continua após a publicidade

“Antes de qualquer decisão, é fundamental ter uma estratégia de negócio e conhecer bem o seu produto ou serviço antes de publicá-lo na web.

Caso essa empresa já tenha uma boa base offline, pode ser mais vantajoso ainda colocar em prática um e-commerce, já que esse produto já tem aceitação no mercado”, ele relata.

No Brasil atual há grande estrutura disponível para qualquer pessoa que opte por iniciar um negócio nesse meio.

Além de boas opções de internet, há sistemas bancários criados especialmente para esse ambiente e para que pessoas sem grande conhecimento em contabilidade e finanças possam realizar os processos de forma simples.

Continua após a publicidade

Os sistemas integrados também tem grande serventia, como o de contabilidade que é integrado com o de gestão financeira, idealizado pela COAN.

Mas também há regras para manter um negócio, mesmo online. Segundo Fábio, para que o empresário não tenha problemas com o e-commerce é necessário registrar o domínio do site e também a marca no INPI, evitando que futuramente outras empresas tentem requerer direitos dessa marca ou pedir direitos autorais, assim evitando ações por plágio. 

Outro ponto do cenário que deve ser destacado é a necessidade de profundo conhecimento do público alvo, pois dessa forma impactar o consumidor através do impulsionamento de propagandas no google e em redes sociais é ainda mais simples e eficiente.

Essa parte pode ser idealizada por um profissional especialista em marketing digital, pois além de produzir conteúdo relacionado, também pode realizar pesquisas relacionadas ao público.

“Hoje em dia, o atendimento ao cliente também é marketing, por isso é essencial não se esquecer de prestar todo o suporte aos consumidores, seja pela web ou pelo telefone.

As redes sociais também são excelentes meios de solução de problemas para evitar que o cliente tenha alguma insatisfação e a publique”, Fábio finaliza.

Por Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

20° Sensação
3.6km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 351,213,32 -1,21%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade