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E-mail Marketing: Uma estratégia essencial para o funcionamento dos negócios depois da crise

E-mail Marketing: Uma estratégia essencial para o funcionamento dos negócios depois da crise

01/07/2020 às 10h11 Atualizada em 01/07/2020 às 13h11
Por: Wesley Carrijo
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Imagem: Smiles
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Com um cenário instável e cheio de mudanças neste ano, o marketing digital mostrou o seu potencial e ajudou muitas empresas a manterem, seguirem e até mesmo crescerem em seus negócios. 

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Dentro das suas muitas ferramentas, se destaca o e-mail marketing que possui um alto potencial de estreitar o relacionamento entre empresas e clientes, além da sua grande capacidade de gerar novas vendas.

O mundo dos negócios mudou e o marketing digital acompanha essa evolução

O cenário empresarial mudou radicalmente e ficou  inegável dizer o quanto o cliente assumiu um papel ainda mais importante para as companhias. 

Com o alto nível de concorrência, conquistá-lo se tornou uma missão ainda mais difícil e assim surgiu uma maior  necessidade de personalizar produtos, realizar segmentações e entender a fundo cada nicho.

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Dentro deste cenário, cada vez mais competitivo, o marketing digital assumiu uma grande importância, sendo fundamental para solucionar os desafios que surgiram neste contexto mais tecnológico do mundo empresarial. 

Essa modalidade do marketing apresenta muitas estratégias, entre elas o e-mail marketing é uma das mais tradicionais, e assume cada vez mais um caráter de protagonismo em meio aos diversos canais digitais. 

O E-mail Marketing veio para conectar diretamente empresas e seus públicos 

O e-mail marketing é uma estratégia baseada no envio de e-mails informativos por parte de uma empresa para um público alvo específico.

Através da sua utilização, podem ser disparadas mensagens de comunicação muito mais assertivas, no momento mais adequado. 

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Por muito tempo, a técnica foi considerada como intrusiva e desagradável por parte das pessoas que recebiam as comunicações, porém com os avanços tecnológicos e os regulamentos que  a viabilizam, ela passou a ter boas taxas de recepção e ser utilizada pelas empresas, de maneira inteligente. 

Ela assumiu um papel importante de conectar empresas com o seu público, sejam eles leads ou clientes, e assim possui diversas funções como a de vendas, relacionamento e fidelização. 

Segundo pesquisa realizada por meio de uma parceria da Hootsuite com a We are social, em 2019 o Brasil já estava em  segundo lugar no ranking de  países que tem usuários que passam mais tempo na internet. 

Em 2020, com o cenário de confinamento esse tempo foi amplificado e consequentemente o acesso à caixa de entrada de e-mails também cresceu. 

Todos esses fatores foram cruciais para que o e-mail marketing ganhasse ainda mais espaço e se tornasse uma ferramenta essencial para os negócios devido às suas muitas qualidades. 

Entre elas estão:

Capacidade para adequar a comunicação ao contexto

Hoje em dia, o e-mail marketing é considerada uma estratégia inteligente.  

Em 2020, a sua eficiência pôde ser vista por meio da capacidade  de se comunicar o público por meio da sua flexibilidade em transmitir informações completas, seja em relação a mudanças repentinas sobre o funcionamento de negócios,  novas medidas de segurança das empresas ou outros tipos de imprevistos. 

Um exemplo, são das empresas que utilizaram a estratégia para comunicar sobre procedimentos para a retomada de seus negócios,ou medidas de segurança em relação ao contexto da crise de saúde, como se vê no exemplo da newsletter abaixo:

Obviamente imprevistos são fatores inesperados e contar com estratégias que ajudam a amenizar o impacto de acontecimentos assim, é algo extremamente fundamental.

Por isso, utilizar essa estratégia, com newsletter completas e explicativas é uma grande vantagem que esse  formato oferece e muitas vezes pode até salvar negócios. 

Durante o período alto de crise, por exemplo, muitas empresas utilizaram do e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes como nunca antes.

Processo automatizado: uma das grandes vantagens do e-mail marketing

Todas as  segmentações e personalizações que são necessárias para se comunicar com os diferentes públicos que uma empresa tem, às vezes assustam por parecer ser uma atividade complexa e manual.

Dentro do e-mail marketing, há a vantagem de existirem plataformas que automatizam todo o processo de envio e quando se tem a necessidade de realizar um tipo determinado  de disparo de e-mail para um público e outro para pessoas com características diferentes.

Além disso essas plataformas automatizam os vários envios que podem ser realizados para o destinatário, quando a empresa deseja fazer uma série de comunicações para ele. 

Conteúdo de valor para fortalecer a relação empresa X público 

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é que é possível enviar conteúdo de valor para o usuário, indo além da transmissão de mensagens puramente comerciais.  

É interessante enviar newsletter com assuntos que sejam relevantes para o destinatário, por exemplo, se a empresa anunciante é do setor de turismo, pode encaminhá-lo conteúdos com dicas de destino de viagem, como se vê no exemplo abaixo: 

Com o envio desse tipo de e-mail também existe uma oportunidade de promover o blog da marca anunciante, ou de uma página de conteúdo.

O envio de e-mails de conteúdo, são importantes para a solidificação do relacionamento da empresa e seu público, mostrando que ela realmente deseja uma conexão com ele, além de somente vender seu produtos.

Essa é uma oportunidade de alimentar o destinatário com assuntos relevantes e atraí-lo para a ação de conversão de maneira mais natural.  

O impacto do e-mail marketing em 2020

Em meio aos cenários de instabilidade que chegaram junto com o ano de 2020, o e-mail marketing vem sendo utilizado de maneira cada vez mais inteligente e isso causa um impacto nas companhias e na indústria. 

Muitos pequenos e médios negócios que não tinham uma estratégia digital se viram obrigados a se integrar nesse mercado, tendo em vista a importância que o e-mail marketing tem em seu potencial de comunicação.

Além disso, os grandes negócios também tiveram que fortalecer e aumentar o seu uso. 

O e-mail marketing entrou na mentalidade das empresas com um valor muito forte por todos os benefícios que pode trazer, assim também por seu grau de facilidade de uso, devidos às plataformas que facilitam a construção do seu design, segmentação, criação de cenários e análise de resultados.  

Assim, com os fatores apresentados acima e muitos outros como  o seu nível de alcance, conversão e relacionamento entre marcas e empresas, o e-mail marketing se mostra como fundamental para a sobrevivência e crescimento de negócios em 2020. 

Autora: Andressa Gonçalves de Almeida

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