É possível fazer transferências e pagamentos pelo Pix offline?

0

Segundo o BC, em breve será possível fazer transferências e pagamentos, sem a necessidade de estar conectado à internet, confira: 

O Banco Central (BC) irá contar com um mais novo recurso que permitirá o acesso às funcionalidades do Pix mesmo que o usuário esteja offline. Dessa forma, o aplicativo ampliará sua acessibilidade caminhando para se estabelecer como o principal meio de pagamentos e transferências do país.

Vale lembrar, que acesso à internet é muito precário ou inexistente em algumas regiões do Brasil, em razão disso a nova funcionalidade além de facilitar a vida dos brasileiros, torna o aplicativo mais democrático.

Designed by @user14636459 / freepik
Designed by @user14636459 / freepik

Como irá funcionar? 

O novo recurso funcionará através de um Qr code que permitirá efetuar pagamentos e transferências seguramente, sem a necessidade de estar conectado à internet. Confira abaixo o passo a passo do pagamento através da nova funcionalidade: 

  1. inicialmente abra o aplicativo que terá sua tela disponível mesmo offline
  2. Após isso aponte para o Qr code do estabelecimento.
  3. Agora o aplicativo irá pedir uma senha ou outra forma de garantir a segurança do consumidor.
  4. Feito a escolha do método securitário será disponibilizado um Qr code offline para conclusão da transação pelo estabelecimento. 
  5. Nessa etapa basta o estabelecimento ler o Qr code por meio da câmera e enviar as informações da transação para as instituições de origem, e assim concluir o procedimento.

A nova ferramenta basicamente apenas muda quem irá passar a informação para a instituição da qual está sendo retirado o dinheiro para o pagamento, sendo agora o recebedor quem irá transmitir os detalhes da operação. 

Conteúdo por Lucas Machado