Entenda o que é a Escrituração Contábil Digital, como está inserida no SPED e quais que devem declarar.

Você já entrou em contato com sua assessoria contábil para alinhar quais documentos e pagamentos devem ser feitos nesse início de ano? A Escrituração Contábil Digital, por exemplo, deve ser entregue até o último dia útil de maio. Mas você sabe o que é ?

Cursos da área fiscal a partir de R$ 18,32 ao mês e sem juros? Clique aqui e conheça!

A Escrituração Contábil Digital () faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital e também é conhecida como Sped Contábil. Basicamente, ela abrange as informações dos seguintes Livros:

  • Livro Diário e seus auxiliares (se houver);
  • Livro Razão e seus auxiliares (se houver);
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.;

Essas informações contábeis agora são entregues de maneira digital através da , que  substitui aqueles antigos livros de capa preta. Em outras palavras, é a escrituração de todos os documentos contábeis de uma empresa de forma digital.

Entenda a Escrituração Contábil Digital

Realizada de forma eletrônica, a entrega da se tornou mais prática e eficiente. Tanto para os órgãos de controle quanto para as próprias . Além de dar destaque ao Brasil, frente ao cenário mundial de tecnologia contábil.

A autoria do arquivo deve ser comprovada por o de assinatura digital com certificado de segurança tipo A3. A validação do documento é realizada após confirmação de recebimento do arquivo e autenticação pelos órgãos de registro.

Obrigatoriedade

São obrigadas a entregar a :

  • optantes pelo Lucro Real.
  • Pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido sem incidência do , que distribuírem parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da do , diminuída dos s e contribuições a que estiver sujeita.
  • imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano calendário, tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições.
  • Sociedades em Conta de Participação (SCP), com os livros auxiliares do sócio ostensivo.

Ressalta-se que mesmo que não haja movimento financeiro durante o ano-calendário a qual se refere, a deve ser encaminhada. Já as micro e pequenas optantes pelo Simples Nacional não precisam entregar a .

Prazo de entrega da Escrituração Contábil Digital

Os relatórios devem ser entregues até o último dia útil do mês de maio de cada ano, sendo que os dados são referentes ao ano anterior. Por exemplo, as informações referentes a 2017, devem ser entregues até dia 31 de maio de 2018.

É obrigação do empresário manter os dados enviados à assessoria contábil regulares e corretos. Desta forma, a contabilidade não terá dificuldade em organizar, baixar e enviar os dados solicitados.

Se ocorrerem erros no envio, há ainda a possibilidade de realizar uma substituição da , assim que for autenticada pelo SPED.

Multas

Caso não sejam enviadas no prazo ou contenham erros nas informações, as podem arcar com multas de acordo com a gravidade do erro ou omissão. O valor inicial da multa é de R$500,00.

Tecnologia aliada do Fisco

Todos esses dados são enviados para um supercomputador desenvolvido nos EUA a pedido da própria Receita Federal, conhecido como T-Rex e acompanhado de um software chamado Harpia. Ambos ajudam a combater a sonegação de s no Brasil.

O T-Rex realiza o cruzamento de todas as informações fornecidas pelas pessoas jurídicas e físicas em fração de segundos, o que antes levava meses. Ele recebe todas as informações do SPED. Com todos os dados em mãos, a Receita Federal ainda tem 5 anos para avaliar todo o conteúdo enviado.

Converse com sua assessoria contábil e mantenha-se sempre informado sobre as obrigações de sua empresa.

Via Plugin Contábil

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.