ECD tem versão atualizada para download publicada

Sped disponibiliza versão 9.0.5 do programa da ECD

Os contadores têm agora uma novidade. Foi atualizada a versão para Escrituração Contábil Digital (ECD). Já se encontra à disposição a versão 9.0.5 pelo SPED. Trata-se de um programa de envio das obrigações fiscais que estão sempre se atualizando e é preciso acompanhar para não ficar para trás.

A ECD já está com a nova versão apta para o download. De acordo com a Receita Federal, a versão 9.0.5 do Programa da Escrituração Contábil Digital (ECD) traz melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação.

 A ECD foi instituída para fins societários no que se refere à escrituração contábil.

Acompanhe a leitura e fique ciente da alteração. 

O que é ECD?

A Escrituração Contábil Digital ou ECD é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e surgiu para substituir a escrituração que antes era realizada em papel. 

Nem todas as empresas estão obrigadas a entregar esse documento. Algumas sociedades empresariais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas dessa obrigação.

Como acessar a ECD Versão 9.0.5

O programa validador da ECD versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM) 1.7 ou superior, deve ser instalada.

A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp .

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows: 

SPEDContabil-9.0.5-Win32.exe

B) Para Linux:

SPEDContabil_linux_x86-9.0.5.jar (32 bits)

SPEDContabil_linux_x64-9.0.5.jar (64 bits)

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x SPEDContabil-9.0.5-Linux.jar” ou “chmod +x SPEDContabil_linux_x86-9.0.5.jar” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Quais tipos de empresas devem entregar a ECD?

As empresas que devem transmitir a Escrituração Contábil Digital são:

  • Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real;
  • Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido;
  • Pessoas jurídicas imunes e isentas;
  • Sociedades em conta de participação.

Empresas optantes pelo Simples Nacional têm a entrega da ECD facultativa. Em todos os casos, o ideal é verificar com o contador qual a melhor maneira de proceder.

A única exceção são as empresas registradas como MEI (Microempreendedor Individual), sendo o único enquadramento dispensado da obrigatoriedade. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.