ECF: Entenda o que é e como funciona

tenda melhor o que é a ECF (Escrituração Contábil Fiscal), aprenda como essa declaração funciona. Leia este artigo e se informe

A contabilidade de uma empresa pode envolver muitos temas de difícil entendimento, mas nosso objetivo é de te ajudar e esclarecer as coisas, tornando os assuntos contábeis mais simples.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é a ECF ( Escrituração Contábil Fiscal), uma das declarações anuais que devem ser feitas por uma empresa.

Acompanhe este artigo até o final e fique informado.

O que é ECF?

“A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Portanto, a DIPJ está extinta a partir do ano-calendário 2014”.

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma declaração anual que deve ser feita pelas empresas, ela surgiu em 2014 e trouxe a extinção da antiga Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). 

Como o Imposto de Renda para pessoas Físicas, no caso da ECF são as empresas que devem preencher os campos indicando a sua situação.

Quais empresas são obrigadas a preencher a ECF?

São obrigadas ao preenchimento da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:

I – As pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006;

II – Os órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas;

III – As pessoas jurídicas inativas de que trata a Instrução Normativa RFB nº 1.536, de 22 de dezembro de 2014.

Como fazer a ECF?

Ela deve ser feita no programa validador da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que fica no site do Governo Federal, lá você vai encontrar instruções sobre como instalar os programas e realizar os procedimentos necessários para baixo o SpedEcf, o programa que será necessário para realizar a Escrituração Fiscal Contábil.

No site do Governo Federal você vai encontrar as informações necessárias para baixar o SpeedEcf de acordo com sistema operacional do seu computador (Linux ou Windows), preste atenção em tudo e faça a instalação corretamente,

É só o contador fazer o download do SpeedEcf e realizar a  Escrituração Contábil Fiscal, tenha atenção a todos os detalhes, pois esta é uma declaração importante.

Com informações de Sped, adaptado por Matheus Vinicius para o Jornal Contábil.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.