Eleições: Conheça os aplicativos que podem te ajudar no processo eleitoral

0

É cada vez maior o uso de aplicativos e plataformas que facilitam o acesso à diversos serviços. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou algumas ferramentas para que os eleitores possam participar efetivamente de todo o processo eleitoral. Essa medida facilita ainda o cumprimento do distanciamento social durante as eleições

Além das orientações para o uso do aplicativo e-Título que serve como documento oficial para o dia votação, o TSE também oferece a possibilidade do cidadão fazer denúncias de forma segura sobre possíveis irregularidades durante as campanhas eleitorais, que estão acontecendo em todo o país. Por isso, preparamos esse artigo para que você conheça o Pardal e possa entender como ele funciona. 

Denúncias

Esta não é uma plataforma nova: o Pardal foi criado em 2014, porém, foi melhorado para as eleições 2020 e passou a contar com várias funções  o que torna o aplicativo mais fácil, assim como o trabalho de apuração das denúncias que é feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral. 

Dessa forma, além de participar da votação, o eleitor também atua como um fiscal durante a eleição auxiliando principalmente no combate à corrupção eleitoral.

Foto: Nelson Junior/ASICS/TSE
Foto: Nelson Junior/ASICS/TSE

Como Funciona o App?

Segundo informações do juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral, Sandro Vieira, o app tem como foco os ilícitos cometidos durante a campanha e, este ano, o app disponibiliza um link para que as denúncias sejam direcionadas ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação.

Para denunciar é preciso fazer a autenticação de dois fatores para que as informações sejam enviadas ao sistema Pardal; devendo ser informadas todas as informações que são solicitadas. Deve ser enviadas todas as informações que demonstrem a irregularidade que precisa ser apurada, assim como fotos ou vídeos que sirvam como provas. Ao fim da denúncia, o app envia um e-mail de confirmação para o denunciante. 

Como utilizar o aplicativo?

O aplicativo Pardal pode ser instalado em aparelhos celulares por meio das lojas Google Play e App Store. Para aqueles que preferem utilizar o computador, a plataforma de denúncias também pode ser acessada pela internet, através do site do TSE. 

Por Samara Arruda