O contador é o profissional que nunca pode faltar em qualquer empreendimento que almeja alcançar bons resultados.

As funções de um contador vão muito além do cálculo do Imposto de Renda, indo desde a abertura da empresa até o cumprimento mensal de uma série de obrigações principais e acessórias, que caso não cumpridas, geram pesadas multas.

Abaixo, listamos as principais atribuições de um bom contador.

Abertura e Legalização de negócios

A abertura e legalização de empresas é um processo burocrático necessário e que precisa ser muito bem cuidado por um profissional competente.

A adequada observância dos procedimentos, respeitando-se os prazos, é de extrema importância para a obtenção de sucesso em um trabalho de legalização. Se algo sair errado, poderá ocorrer dispêndio de tempo, dinheiro e aplicação de multas.

Nessa etapa, o contador ainda deve indicar a melhor forma societária, tipo jurídico e irá elaborar o Contrato Social da empresa. Tudo para o seu negócio começar com o “pé direito”!

Demonstrações contábeis

Outra função importante do contador é realização das demonstrações contábeis da Entidade.

Ao fim de cada exercício, as empresas, em geral, deverão elaborar as suas demonstrações contábeis, com o objetivo de fornecer informações úteis para os seus sócios e acionistas, governo, investidores, dentre outros usuários.

As demonstrações contábeis obrigatórias são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); 
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e
  • Notas Explicativas.

Entre as demonstrações obrigatórias, as mais importantes são o Balanço Patrimonial e a DRE.

Balanço Patrimonial é a demonstração deve conter todos seus dados financeiros, considerando as dívidas, o estoque a liquidez. É de suma importância, já que é destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da empresa em determinada data.

O contador também deve elaborar a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), que é um demonstrativo contábil aplicado para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício por meio da comparação entre receitas e despesas.

Por fim, com base nessas informações, o bom contador ainda pode gerar relatórios gerenciais para facilitar a compreensão e auxiliar a tomada de decisão pelos administradores do negócio.

Sistema Tributário

Ter um bom parceiro contábil ao seu lado é muito importante para arcar com todos seus tributos, sejam impostos, contribuições ou taxas. Assim sendo, você evita problemas com o Fisco e não precisa pagar multas.

Além do mais, tenha em mente que o Sistema Tributário Nacional é um dos mais complexos do mundo. Como consequência disso, você pode não entender ou deixar passar qualquer alteração fiscal. Com uma boa assessoria tributária, você supera esses obstáculos com facilidade.

Folha de pagamento e obrigações trabalhistas

O mesmo cuidado com a área tributária também é necessário na esfera trabalhista.

O bom contador deve auxiliar o empresário no processo de admissão e demissão de qualquer funcionário. 

Em geral, o empresário desconhece a enormidade de obrigações acessórias da empresa na área trabalhista, como:

  • CAGED;
  • RAIS;
  • GFIP;
  • DIRF; e
  • eSocial. 

Normalmente, em pequenas empresas, o contador ainda é o responsável por calcular a folha de pagamentos, efetuar o registro na carteira de trabalho de todos os funcionários, além de efetuar as guias para recolhimento do INSS e do FGTS.

Considerações finais

Via de regra, a procura por um contador volta-se principalmente para a apuração de impostos. E neste contexto, o contador é considerado meramente um emissor de guias e declarações.

No entanto, a sua responsabilidade é muito mais abrangente do que se imagina, pois ele é o principal canal de ligação entre a empresa e o fisco, cumprindo uma série de obrigações principais e acessórias nas mais diversas áreas, como tributária e trabalhista.

De forma complementar, um bom contador ainda pode ter um papel fundamental nas decisões gerenciais da empresa, uma vez que tem os instrumentos necessários para avaliar o desempenho e os resultados, auxiliando o empresário na definição e diretrizes de seu negócio. 

Fonte: TEC Contabilidade


Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.