Entenda o porquê dos altos da preços da gasolina e do diesel

0

Diante da desvalorização do Dólar americano em relação ao Real brasileiro, era esperado uma redução no valor dos combustíveis, todavia, não é bem isso que está acontecendo. Saiba o porquê. 

Conforme o portal de notícias da UOL, o Dólar teve uma queda de 3,74% em relação ao Real, a partir da análise do período de 4 de janeiro a 14 de junho. Entendendo, que a moeda estadunidense, tem relação com a cotação do petróleo e derivados, este é um dos motivos que prova a alta nos valores dos combustíveis. 

Ademais, deve-se entender, que os preços da gasolina e do diesel variam conforme alguns fatores, bem como impostos de esferas estaduais, federais e a remuneração da Petrobrás. 

Dito isso, saiba os fatores que impactam os preços de combustíveis no país, e entenda de uma vez por todas a alta nos valores da gasolina e do diesel. 

Fatores que explicam a alta no valor de combustíveis 

Como já citado no artigo, o preço da gasolina e do diesel, não só depende de um único e exclusivo fator, é preciso analisar as seguintes questões: 

  • Tributos (impostos) federais e estaduais; 
  • Adição de Etanol (gasolina);
  • Adição de biodiesel (diesel); 
  • Cotação do petróleo; 
  • Distribuição e revenda de combustível.
aumento combústiveis

Posto isto, conforme a pesquisadora Carla Ferreira, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep), a situação atual deve-se à cotação internacional do petróleo e a inclusão de custos de frete, margens de lucro e distribuição do produto no preço final. Isto é necessário, para ser possível a remuneração do processo. 

Ademais, especialistas apontam outros fatores que estão contribuindo para os altos valores, bem como os tributos estaduais, federais e logística aplicados sob o preço dos combustíveis. Contudo, em especial, é colocado em ênfase a atual fase de revenda, além do preço da bomba, que também pode ser resultante da alta.

Apesar da alta do petróleo no exterior, a Petrobras não tem realizado reajustes referentes ao Preço de Paridade Internacional, à medida que não houve alterações em 40 dias, a partir do divulgado no dia 11 de junho. 

Preço da gasolina e do diesel  

Nesta última semana o litro da gasolina atingiu o valor de R $5,676, apresentando uma alta de 28,7% quando comparada ao período de 11 a 17 de abril. Enquanto o diesel, possuía um valor equivalente a R $4,196 na semana anterior, sendo o preço elevado em  7,05%, desde a semana referente aos dias entre 25 de abril a 1.º de maio. 

Cabe salientar, que os dados acima foram levantados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

Conteúdo por Lucas Machado