Estágio: Aproveitar todas as chances de aprendizado nesse período pode definir o futuro profissional

0

Muitos executivos com uma carreira em ascensão certamente deram seus primeiros passos na profissão através de um estágio.

Reconhecidos como a porta de entrada de jovens no mercado de trabalho, os estágios têm se mostrado eficientes para revelar grandes profissionais e, nas grandes empresas, são altamente concorridos, chegando a receber milhares de inscrições.

A importância do estágio é de tal ordem que alguns processos podem durar até meses, não só pelo volume de inscritos, mas principalmente pelas etapas envolvidas, isso no caso de corporações que buscam jovens com potencial de efetivação, ou seja, aqueles que têm interesse em desenvolver a carreira dentro da empresa.

Após a instituição da Lei do Estágio em 2008, que passou a regulamentar a contratação e administração de jovens estudantes nas empresas, muitas companhias passaram a trabalhar com consultorias especializadas para fazer a seleção e a gestão de estagiários, pois reconhecem que não basta escolher o melhor perfil entre os candidatos.

O estágio tem que oferecer todos os recursos para que o jovem se desenvolva na área que está se graduando e, para garantir isso, é preciso estar por dentro de todas as exigências da legislação no que diz respeito às responsabilidades tanto da empresa como do estagiário.

Pensando em como apoiar o jovem que está se preparando para dar os primeiros passos na carreira, e pela minha trajetória profissional e experiência como gerente de marketing do Grupo Soulan, decidi listar algumas dicas para que o jovem tire o máximo proveito de seu período de estágio e que esse seja, efetivamente, um marco em sua trajetória profissional:

Pesquise a empresa

É muito importante conhecer a companhia para a qual você está se candidatando a uma vaga de estágio.

Ao conhecer a Missão, Visão e Valores dela, você já consegue entender se você está alinhado ao posicionamento da empresa.

Pesquise sobre ela, busque notícias e descubra sua relevância no setor. É importante começar a carreira profissional em uma organização que você admira.

Aproveite o estágio

Você passou pelo processo seletivo e foi admitido. E agora? Bem, esse é o momento de aproveitar todas as oportunidades de aprendizado.

Designed by @tirachard / freepik
Designed by @tirachard / freepik

Essa é a chance que você tem de colocar em prática o que aprendeu na universidade ou no curso técnico, ter uma vivência profissional, adquirir responsabilidades, entender os diferentes setores que existem numa empresa e trabalhar com a questão da gestão. Tudo isso é muito importante para compor seu perfil profissional.

Escolha um mentor

Descubra quem pode atuar como um mentor dentro da empresa para você. Pode ser uma pessoa que você admire, alguém que você olhe e diga: “Quero ser como ele ou ela no futuro”.

Deve ser um colega ou gestor cuja trajetória seja inspiradora e com quem você tenha liberdade de aprender, compartilhar conhecimento, etc.

Tenha paciência

As novas gerações têm um perfil imediatista, porque vivem rodeadas das novas tecnologias, que aceleram diversas questões do dia a dia. Então, quando se trata de evolução de carreira, pode ser que, para o jovem, o tempo seja um problema. Lembre-se de que tudo tem o seu tempo.

Tenha consistência e paciência, evitando mudar de estágio só porque acha que pode encontrar “algo melhor”. Fique pelo menos um ano estagiando em uma empresa antes de procurar outra.

Pré-disposição a aprender

Use a internet também como ferramenta de desenvolvimento para sua carreira. Hoje é possível encontrar diversos cursos e tutorias com especialistas renomados, e as lives também são uma oportunidade de ampliar conhecimentos a partir da visão de quem está no mercado há bastante tempo. Esses cursos rápidos são muito eficientes e dão uma boa bagagem para quem está buscando se destacar.

Foco e autoconhecimento

Hoje vivemos em um mundo digital que, apesar de nos apresentar diversas oportunidades de desenvolvimento, também oferece muitas distrações.

Por isso, nessa fase, o autoconhecimento pode ajudar você a entender o que realmente quer para seu futuro e a focar esforços para concretizar seus objetivos.

Essas dicas certamente contribuirão para que os estágios atinjam sua real proposta, que é ser um alicerce de uma carreira de sucesso.

Aproveitar todas as chances de aprendizado nesse período pode definir o futuro profissional de quem hoje está em busca de uma oportunidade de estágio ou já está fazendo um estágio, mas ainda não sabe ao certo como extrair o máximo dessa oportunidade.

Por Rejane Matos – É Administradora com especialização em Inteligência de Mercado e gerente de Marketing do Grupo Soulan.