Filmes sobre Contabilidade: 10 dicas de filmes para se inspirar

A sétima arte trouxe às telas vários filmes sobre contabilidade, direta ou indiretamente.

Alguns deles são verdadeiros clássicos e ajudam a inspirar e motivar as ações deste setor nas empresas e levam os gestores a reverem as suas estratégias. Pensando nisso, criamos uma lista de grandes filmes sobre contabilidade para você maratonar.

Confira!

O Contador (2016)

O filme O contador é um dos que mais apresenta a contabilidade como foco. O personagem de Ben Affleck é um contador que precisa superar o autismo para ter uma vida tranquila e dedicada ao trabalho.

No entanto, ele tem uma vida dupla: presta também serviços para a máfia e enfrenta várias situações perigosas.

Um Sonho de Liberdade (1995)

Neste filme tocante, o contador cai em uma cilada, uma vez que utilizam os seus conhecimentos e serviços de forma enganosa.

Por isso, ele é preso de forma injusta. É também acusado de matar a esposa e o amante dela.

No presídio, precisa sobreviver a diversas intempéries. Lá, ele passa a fazer a declaração do imposto de renda das autoridades do local, controlando também as suas finanças.

Enron — Os mais espertos da sala (2006)

Este filme fala da importância do contador ser um profissional honesto. Trata-se de uma história real documentada sobre um escândalo que aconteceu nos Estados Unidos envolvendo uma companhia energética, cujos números contrariavam as demonstrações financeiras.

Wall Street — Poder e Cobiça (1987)

Este é um clássico do cinema. É possível construir uma empresa de sucesso por meios honestos. Mas muitas vezes a ambição leva as pessoas a ações sem ética.

O filme fala do impacto das escolhas escusas, mostrando a vida de um jovem ambicioso e talentoso que deseja conhecer o seu ídolo – um grande empresário e referência nos negócios.

No entanto, ele não mede esforços e se arrisca para chegar ao mesmo patamar de seu ídolo, trocando informações privilegiadas, inclusive.

Os intocáveis

Neste filme, mostra como um contador foi essencial para capturar um mafioso procurado pela polícia. O mafioso, neste caso, era nada menos que Al Capone e a história acontece em plena Lei Seca americana.

O Lobo de Wall Street (2013)

Este filme tem base em uma história real, e traz a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que, que ganha um novo emprego.

Ele tem um estilo mais agressivo e consegue grandes fortunas.  

Porém, as suas decisões éticas e adequadas são deixadas de lado em função da ambição. Da mesma forma como ele cresce, ele cai.

Trabalho interno (2010)

Trata-se de um documentário que apresenta a rotina de trabalho em uma instituição financeira e suas atividades. Mostrar a importância do profissional que lida com finanças e contabilidade.

Fuga à meia noite (1988)

Outro filme que trata da relação da contabilidade com a máfia. Jonathan “The Duke” Mardukas é um contador que consegue tapear tanto a polícia quanto os mafiosos.

Mas é pego e escoltado de Nova Iorque para Los Angeles por Jack Walsh, personagem de Robert de Niro. O filme é um misto de comédia e ação e traz insights sobre contabilidade.

Margin Call — O Dia Antes do Fim (2011)

O filme é baseado em fatos reais e retrata o crash da bolsa em 2008, apresentado o papel de diferentes pessoas 24 horas antes do acontecimento.

Apresenta o como uma corretora precisou lidar com informações sigilosas e como o papel do contador foi importante neste processo.

Banco ou Bitcoin (2017)

O filme apresenta a origem, a tecnologia, as polêmicas e as motivações por trás do Bitcoin, a criptomoeda que busca tirar o domínio dos bancos convencionais.

O filme traz várias entrevistas com profissionais da área e de áreas correlatas e também apresenta uma grande reflexão da atualidade.

Fonte: O|S|P Contabilidade

Comentários estão fechados.