Uma gestão financeira correta e assertiva é essencial para alcançar resultados positivos e garantir o de qualquer negócio. Isso vale para empresas de todos os tamanhos, mas principalmente as micro e pequenas devem considerar que, à medida que o negócio cresce, a complexidade da administração aumenta. Assim, se no início o empreendedor tomava conta de tudo sozinho, com o desenvolvimento da empresa ele terá de contratar pessoas, supervisionar tarefas e contar com soluções tecnológicas confiáveis que facilitem o seu dia a dia.

Para ser bem-sucedida, a empresa deve ter uma estrutura administrativa eficiente e alinhada aos propósitos e objetivos do negócio. Já uma gestão financeira empresarial eficiente passa pela compreensão de que o capital inicial não cobrirá as despesas diárias, sendo necessário contar com o capital de giro; de que o fluxo de caixa, ou seja, diferença diária entre o que entra e sai dele, deve ser positivo; e pelo entendimento do conceito de lucratividade. Com esse tripé em mente, o empreendedor tem condições de implantar a cultura organizacional, o modelo de gestão e de estruturar a sua visão financeira para trilhar caminhos vencedores.

[banner-rotativo]

Aliado a tudo, é fundamental contar com sistema de gestão financeira empresarial e automatizar processos. Os sistemas de da informação suportam o crescimento das empresas ao viabilizar uma administração mais ágil e eficiente, liberando os funcionários para se ocuparem com outras atividades que sejam mais valiosas para o negócio. Em finanças, implantar uma plataforma que se integre ao sistema de emissão de notas fiscais, automatizando o processo, permite alocar os colaboradores para funções mais estratégicas e, assim, aumentar o potencial de vendas e o faturamento.

Atualmente, as máquinas de cartão são grandes parceiras das empresas, uma vez que elas vão além da simples transação no crédito ou débito. As soluções podem incluir, por exemplo, a conciliação financeira integrada na plataforma, facilitando a administração e o acompanhamento dos resultados s e aumentando a assertividade das decisões.

Primordial para o dos negócios, a gestão financeira fica mais fácil e certeira se contar com sistemas adequados e que facilitem o dia a dia do empreendedor.

Por Marcelo D’Alfonso, COO da Wirecard Brasil
A Wirecard (GER:WDI) é uma das plataformas digitais na área de comércio que mais crescem no mundo.