Na retomada, é certo que bares e restaurantes terão de adaptar espaços e serviços bem como acompanhar novos perfis de consumo.

Sendo assim, a boa gestão, mais do que nunca é essencial, inclusive, para que as mudanças realizadas, não sobreponham a essência dos negócios.

Por isso, o próximo tema da série de _webinars _gratuitos BCB SHOTS será “GESTÃO E CONCEITO: UMA REABERTURA CONTROLADA E SEM PERDER A IDENTIDADE”, com presentação via plataforma Zoom no dia 28 de julho, às 15h.

O episódio tem o objetivo de abordar três pontos: gestão, conceito e inovação, e para trazer informação de qualidade, Carolina Oda,

Embaixadora do BCB São Paulo, e Marco De la Roche, Diretor de Educação do evento, conversarão com _experts_ nestes assuntos.

DENISE YOSHINO, atual Coordenadora de Marcas dos bares Astor, SubAstor, Bar do Cofre, e dos restaurantes ICI Brasserie e Bráz Trattoria, compartilhará a experiência que possui em gerenciamento de projetos com a manutenção da identidade.

RODRIGO VASCONCELLOS, empreendedor no segmento de _food service_, com experiência na área de _supply chain_, trará o vasto conhecimento que tem sobre planejamento e controle de custos.

Para completar, FABIO LA PIETRA, _bartender _italiano que possui mais de 15 anos de experiência no setor, dividirá como é possível utilizar a criatividade dentro de uma boa gestão.

Sobre o tema, Carolina afirma que gestão é algo fundamental para a existência de qualquer negócio, o que ganha contornos ainda mais sensíveis neste cenário.

“Ficou mais evidente quem não tem fluxo de caixa, controle de estoque ou que não sabe onde cortar, por exemplo.

Gestão não é só uma questão de números e é preciso equilíbrio com a identidade da marca, principalmente agora, em que muitos negócios estão revendo suas operações e cardápios”, explica.

De acordo com Denise, é importante gerir corretamente e abraçar a inovação, mas sem deixar a identidade de lado.

“Planejamento é imprescindível, ainda mais agora. Os profissionais que tocam bares e restaurantes sabem como fazer as coisas, mas o período é atípico e pede atenção, mesmo dos mais experientes.

É preciso saber administrar sem abrir mão da inovação, que é fundamental para quem busca se destacar.

O respeito à marca, conceito e reputação não podem ser deixados de lado, afinal, o reconhecimento no mercado é consequência de uma identidade consistente”.

Assim como Denise, Rodrigo também acredita na necessidade de planejamento para bons resultados. “Nesta fase de retomada é essencial gerar faturamento mesmo com as limitações impostas, e ter um controle de custos passa a ser vital para a sobrevivência.

É preciso realizar um novo planejamento para ter controle de estoques, cotar os preços de todas as matérias-primas, estimar todos os gastos, entre outros.

Para Fabio, todas as discussões que o episódio vai trazer são essenciais porque os profissionais precisam manter um equilíbrio entre diversos pontos e ter acesso à informações de qualidade contribui para que fiquem mais ativos.

“Quero apresentar no webinar a minha visão de como é importante conciliar as necessidades de custo e a criatividade, afinal, a atenção e o equilíbrio neste momento são mais que necessários.

São discussões como essa que o BCB Shots vai trazer que fazem com que os profissionais pensem no como, quando e porquê. Não só este episódio, mas todos os que o BCB São Paulo tem realizado, permitem que os profissionais possam se alinhar para o curto e médio prazo, para bons resultados a longo prazo”, diz.

Por DENISE YOSHINO, RODRIGO VASCONCELLOS, FABIO LA PIETRA