Idoso de 80 anos vai de maca ao banco para fazer ‘prova de vida’ do INSS

0

A prova de vida do INSS, voltou a ser obrigatória esse mês de junho, suspensa desde março de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, um idoso de 80 anos acabou tendo que comparecer a uma agência do Banco do Brasil para cumprir a exigência do exame.

O idoso precisou ir de maca a agência do Banco do Brasil, para manter sua aposentadoria, em Piripiri, a cerca de 160km de Teresina, no Piauí, na última sexta-feira, 4 de junho.

Conforme reportagem do G1, o idoso teve que realizar a prova de vida presencialmente, pois, antes, um parente havia tentado realizar o procedimento, mas infelizmente acabou não sendo autorizado. Logo, a instituição informou que o idoso deveria ir pessoalmente ao local para comprovar estar vivo e garantir a continuidade do benefício.

Segundo informações dos familiares do idoso, o Banco do Brasil disponibilizou uma ambulância para levar o homem, entretanto, o senhor precisou ir de maca até a porta da agência quando chegou ao local.

“Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir à casa do idoso neste caso específico?”, disseram os familiares.

Idoso de 80 anos foi fazer “prova de vida” em cima de maca, no interior do Piauí

Informações do banco

Conforme apurado pelo UOL ao entrar em contato com o Banco do Brasil, a instituição informou que “que não prestou nenhum tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências.”

Ainda, segundo nota da instituição “o beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas.”

Orientação

Para o cidadão que precisa realizar a prova de vida, mas que possui problemas para locomoção e não podem sair, o mesmo poderá cadastrar uma pessoa como sua procuradora, que poderá realizar a prova de vida em seu lugar.

Para isso é necessário acessar realizar o passo a passo a seguir:

  • Acesse a plataforma Meu INSS, disponível em site e aplicativo de celular;
  • Selecione a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Digite no campo de pesquisa “procuração”;
  • Envie os documentos solicitados.