Imposto de Renda 2022: Consulte se você caiu na malha fina

Saiba agora como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda este ano

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim no último dia 31 de maio, segundo dados da Receita Federal nesta quarta-feira (1), mais de 36 milhões de declarações ano-calendário 2021 foram entregues.

De acordo com a Receita Federal a expectativa era de que pouco mais de 34 milhões de declarações fossem enviadas, contudo, a entrega superou as expectativas do governo, mesmo com a disparada da inflação e defasagem da tabela do Imposto de Renda.

Todavia, com o grande número de envio de declarações, muitos contribuintes não sabem como conferir se caíram ou não na malha fina neste ano. Pensando nisso, explicaremos exatamente como realizar a consulta.

Entenda o que é a malha fina

Qualquer declaração do Imposto de Renda de qualquer contribuinte que é enviada para a Receita Federal passa por uma análise de dados onde são checados e comparadas as informações enviadas por você com a informação enviada por terceiros e também pelas bases de dados do governo.

Dessa maneira, quando o sistema encontra alguma divergência nas informações prestadas, a sua declaração será separada para que passe por uma análise mais profunda, o que é chamado de Malha Fiscal, ou popularmente conhecida como malha fina.

Assim, um erro que pode ter feito com que o contribuinte caia na malha fina pode ser os mais diversos, como o preenchimento incorreto, incompatível ou ainda em casos mais graves por suspeitas de fraude.

É importante esclarecer que cair na malha fina por si só não significa um problema, muitas vezes quer dizer que existem divergências de informação na sua declaração.

Nesse sentido, o contribuinte que cai na malha fina precisará corrigir as informações que foram encontradas com erros através do cruzamento de dados da Receita Federal, para que possa ser validada e ser devidamente entregue.

Contudo, caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, o mesmo poderá sofrer penalidades, como, por exemplo, uma multa de 75% em cima do valor do imposto, além de ter o nome incluído no Cadin, que é o cadastro de pessoas que possuem dívidas com órgãos federais.

Como consultar se caí na malha fina?

O processo de consulta da declaração do Imposto de Renda é super simples e pode ser feita da seguinte forma:

  • Acesse ao Portal e-CAC da Receita Federal;
  • Clique na opção entrar com gov.br (para entrar com sua conta);
  • Na tela inicial clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” no Menu ao lado esquerdo;
  • Na Aba serviços, clique sobre a opção “Pendências de Malha”;
  • Pronto, ao clicar na opção você verá se sua declaração está em malha e verificar o motivo de ter sido retida.

Comentários estão fechados.