Imposto de Renda: Guia para retificação

0

Errar é humano, mas correr atrás do prejuízo é a melhor forma de concertar a situação. Esse ditado é válido para qualquer coisa da vida, até mesmo na hora de retificar a declaração do imposto de renda.

Ao perceber o erro é natural bater um leve frio no estomago e os presságios de malha fina no ar. Afinal, todo contribuinte sabe que qualquer falha pode ser fatal na sua declaração. Mas fique por aqui até o final para retificar a declaração, mandar para longe a malha fina e ficar de bem com o Leão. Boa leitura.

O que é possível retificar?

É possível retificar tudo que foi inserido na declaração, inclusive a renda, da mesma forma que pode alguma informação pode ser inserida ou excluída.

Como retificar a declaração do imposto de renda?

O processo é feito no mesmo Programa que foi enviada a declaração, basta selecionar a opção “Retificar” e informar o número de recebido do documento enviado.

De acordo com a Receita Federal, a declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente.

Além do próprio Programa, é possível retificar via App Meu Imposto de Renda, PGD IRPF2020 e também o serviço Meu Imposto de Renda no e-CAC. 

É preciso retificar todas as informações?

O mais indicado é que todas as informações sejam retificadas, adicionadas ou excluídas de acordo com a necessidade do contribuinte.

Isso porque, nos últimos anos o sistema da Receita se aprimorou muito mais e consegue detectar divergências com maior facilidade, logo, em um erro “bobo” você pode cair na malha fina.

Por isso, retifique e certifique-se de que todas as informações estão corretas para evitar prejuízos financeiros.

Qual o prazo para retificar?

Uma declaração pode ser retificada até 5 anos após o seu envio, mas é bom esclarecer que algumas informações não podem ser alteradas nesse prazo.

Exemplo disso é o tipo de tributação, completa ou simplificada, que pode ser alterada somente enquanto o prazo para declarar estiver ativo, após isso não é mais possível.

É possível retificar uma declaração estiver em fiscalização?

Não, a partir do momento que a Receita fiscaliza a declaração, ou seja, analisa as informações para conferir se estão corretos, não é possível retificar a declaração em questão. Por isso, é importante que o contribuinte retifique sua declaração assim que identificar os erros.

Como evitar erros na declaração de imposto de renda?

Erros podem ser corrigidos de uma maneira bem mais simples antes mesmo da retificação, isso porque o contribuinte pode contar com a análise do imposto de renda.

A plataforma IR sem Erro analisa sua declaração da seguinte forma:

  • faça o download do programa da Receita Federal;
  • preencha a declaração no programa da Receita e não envie;
  • faça upload da declaração e a plataforma fará a Análise em segundos;
  • corrija os erros e submeta a declaração até zerar todas as falhas.

Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.

No curso você encontra:

  • Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
  • Videoaulas simples e didáticas.
  • Passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Conteúdo original IR sem Erro