Não há dúvidas, a inovação, aliada à Transformação Digital, são os dois principais fatores que sustentam o atual ambiente de negócios. Isso porque, esses conceitos promovem uma mudança profunda em toda a estrutura organizacional, associando o uso de tecnologias disruptivas e de novos métodos de trabalho no aprimoramento de práticas tradicionais.

Diante deste cenário cada vez mais disruptivo, todas as atividades e processos empresariais acabam se otimizando, de modo que, se antes as empresas levavam dias para solucionar determinadas questões do seu dia a dia, hoje, com o auxílio de soluções tecnológicas, essas atividades são concluídas em poucos minutos.

Tal agilidade, tem tornado o universo empresarial mais dinâmico e desafiador, visto que, as companhias que optam por não seguir essa onda de transformação digital certamente correm o risco de ficar para trás e perder espaço no mercado para seus concorrentes.

Mas como acompanhar esse movimento de inovação e ter a digitalização como aliada dentro de nossas empresas? Neste artigo, buscarei responder essa questão. Acompanhem!

Promovendo uma transformação em toda a estrutura organizacional

Ao contrário do que boa parte das pessoas ainda acreditam, a digitalização não é apenas um simples processo de implementação de novas tecnologias. Claro que essa parte é extremamente importante, no entanto, quando pensamos em Transformação Digital, devemos levar em consideração uma mudança de todo o paradigma do negócio, alterando a cultura e os métodos e processos de trabalho.

Para colocar essas mudanças em prática, é preciso, inicialmente, de um planejamento estratégico, em que os gestores devem repensar a estrutura da empresa, identificando como as novas tecnologias podem impactar positivamente seus negócios. Além disso, é essencial:

·         Investir em uma mudança cultural: essa mudança deve envolver todo o time da empresa. Para tanto, é preciso que os líderes busquem por estratégias de incentivo e capacitação dos demais profissionais. Com isso, certamente, toda a equipe terá os objetivos acerca da inovação alinhados, e a empresa será mais eficiente no seu percurso em direção à Transformação Digital;

·         Promover novas habilidades e explorar ideias:  com a implementação de soluções que facilitam o dia a dia da empresa, os profissionais têm mais tempo para explorar e desenvolver habilidades estratégicas, utilizando a criatividade e a capacidade intelectual a favor da organização. Com isso, as tomadas de decisões serão cara vez mais assertivas;

·         Reavaliar constantemente todos os processos: uma vez que a Transformação Digital se reinventa a cada dia, é importante que os gestores estejam atentos a todas as mudanças dentro da organização. Com isso será possível analisar quais estratégias foram bem recebidas pela equipe, bem como, diagnosticar quais procedimentos podem ser aperfeiçoados com o auxílio de novas ferramentas tecnológicas.

Por fim, é importante compreender que esse processo é complexo e desafiador, exigindo determinação não apenas dos gestores, mas de todo o time da companhia. Sendo assim, é essencial quebrar barreiras culturais que impeçam a empresa de mergulhar nesta transformação.

Para tanto, contar com o apoio de todos os profissionais é crucial, buscando sempre a melhoria de processos e gestão da empresa como um todo. Isso fará com que todos estejam constantemente alinhados com o mesmo objetivo, o crescimento corporativo sustentável e lado a lado com a inovação.

*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO: Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação.