Atenção! Inscrições para segunda edição do Prouni se encerram hoje

Aqueles que desejam participar do programa devem se inscrever até as 23:59 desta sexta-feira (16).

0

O Prouni (Programa Universidade para Todos), trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, na qual visa a inclusão de estudantes na faculdade. Desta forma, é concedido bolsas de estudo integrais e parciais, para ingresso jovens instituições privadas de ensino superior. Ademais, o programa também possibilita a entrada tanto para graduação, como para sequências de formação específica. 

As inscrições do Prouni, referente ao segundo semestre de 2021 se encerram nesta sexta-feira dia 16, ou seja, os interessados têm até o final do dia para se candidatar. Conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), a segunda edição do programa este ano, conta com  134.329 bolsas, sendo 69.489 integrais e 64.847 parciais. 

Ademais, são enquadrados mais 10.821 cursos em diversas áreas do saber, com leque de 952 universidades de iniciativa privada. 

Quem pode se candidatar?

A classificação do Prouni é realizada conforme as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desta forma o candidato tem que atingir ao mínimo 450 pontos de média, além de não poder zerar a redação. 

Vale ressaltar, que programa pode ser designado aos seguintes perfis: 

  • Interessados que possuem alguma deficiência; 
  • Estudantes formados no Ensino médio na rede pública de educação; 
  • Estudantes formados no Ensino Médio que possuíam bolsa integral;
  • Docentes que atuam na Educação Básica em rede pública. 
Designed by @bankete / freepik
Designed by @bankete / freepik

Ademais, exige que o solicitante atenda mais algumas condições antes de ser concedido. Assim sendo, confira se você se enquadra nos requisitos exigidos pelo programa:

  • O candidato não pode possuir algum diploma de Nível Superior (salvo os professores da educação básica, previamente citados);
  • Ter alcançado a média mínima exigida (450 pontos nas provas), e não zerar a redação;
  • Ter realizado o ENEM mais recente; 
  • Possuir renda bruta mensal em até 1,5 salário mínimo por cabeça para Bolsas Integrais; OU
  • Possuir renda bruta mensal de até 3 salários mínimos por cabeça para Bolsas Parciais (de 50%). 

Como se inscrever? 

Previamente, o interessado deve possuir um cadastro no site do Governo Federal (gov.br) e acessar o Prouni. Já a inscrição, é realizada somente na página oficial do programa, de modo que basta acessar o Portal do Prouni. Durante a inscrição o candidato poderá optar por até duas instituições, cursos e turnos. 

O resultado saiu em 20 de julho, segundo o edital, sendo essa a primeira chamada. Assim sendo, os aprovados têm até dia 28 para comprovar as informações dadas. Contudo, quem perder esse prazo terá uma segunda chamada no dia 3 agosto.

Por fim, quem não foi convocado em nenhuma chamada, pode se inscrever na lista de espera, para vagas remanescentes, entre os dias, 17 e 18 de agosto. Para estes o resultado está previsto para 20 de agosto. Para mais informações acesse o edital.