INSS: Aposentadoria para o Professor em 2021

0

Existem vários tipos de aposentadorias e para cada uma é necessário cumprir com requisitos específicos, pois existem profissões, como aposentadoria do servidor público. 

No conteúdo de hoje vamos esclarecer como funciona a aposentadoria para o professor, se você atua nesta área ou até mesmo conhece alguém, fique conosco que vamos explicar como funciona esta categoria. 

Todos os educadores podem receber a aposentadoria para os professores? 

Podem fazer jus desse benefício:

  1. Professores de ensino da rede infantil;
  2. Professores da rede de ensino fundamental, médio, sendo da rede pública ou privada;
  3. Coordenador;
  4. Diretor ou orientador pedagógico.

Todos aqueles que citamos acima podem fazer jus a esta modalidade de aposentadoria, lembrando que é necessário ser comprovado que durante todo o período de contribuição exigido foi trabalhado unicamente em atividade relacionada ao magistério. 

Aposentadoria para os professores depois da reforma da previdência

  1.  Para a aposentadoria de professores a idade estabelecida é de 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres; 
  2. O tempo de contribuição de 25 anos, será aplicado em rede pública e particular; 
  3. Professores públicos precisam ter 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo.

Essas regras que citamos acima são aplicadas para os profissionais que começaram a contribuir para o INSS depois que a reforma entrou em vigor. 

Cálculo do benefício 

Para fazer o cálculo deste benefício é usado como base a média salarial de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994.

  1. Professores da rede pública, o valor do benefício será de 60% do resultado da média salarial, somando mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição; 
  2. Para as professoras da rede privada, a aposentadoria é 60% da média salarial, somando também 2% a cada ano que passar os 15 anos de recolhimento,  já para os homens da rede privada o cálculo continua o mesmo. 

Regras de transição 2021 para professores 

Idade mínima 

  1. Regra válida para os professores da rede particular, sendo necessário que as mulheres tenham 25 anos de recolhimento e 30 anos para os homens, para requerer o benefício por idade; 
  2. Neste ano de 2021, os homens precisam ter no mínimo 56 anos e seis meses de idade, para as mulheres devem ter 51 anos e seis meses de idade, a cada ano será acrescentado seis meses, com o objetivo de chegar aos 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres. 

Sistema de pontos 

  • Homens devem chegar a 93 pontos em 2021;
  • Mulheres devem chegar a 82 pontos em 2021. 

Nesta regra será acrescentado um ponto, até atingir 100 pontos para os homens e 92 pontos para as mulheres, em 2028 e 2030, respectivamente. 

Pedágio de 100% 

  • 30 anos para os homens;
  • 25 anos para as mulheres. 

Nesta regra de 100% o profissional da rede pública ou particular deverá trabalhar o dobro que faltava para completar os anos de contribuição das regras antigas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira